Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Mundo do Vinho reúne Gastronomia, Cultura e Conhecimento

Profissionais renomados da Gastronomia brasileira e internacional estarão reunidos sob as perspectivas da enocultura e bellé époque
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 27/03/2018 - 10:18 - Atualizado em: 29/03/2018 - 15:21
Ilustração mostra informações do evento
Cronograma de atividades contará com aulas-shows, exposição, jantar harmonizado
De 13 a 15 de abril, a Universidade da Amazônia (UNAMA), em parceria com a Adega das 11, vai transformar o campus Alcindo Cacela em um grande espaço de Gastronomia, Cultura e Conhecimento. Isso porque será realizada a primeira edição do Mundo do Vinho, evento que traz uma ampla programação voltada para o tema “Belle Époque da Amazônia (1870 até 1910) - influências europeias na consolidação da Gastronomia Amazônica”. O cronograma de atividades contará com aulas-shows, grupos musicais, exposição, jantar harmonizado exclusivo, feira gastronômica, cursos, palestras gratuitas e muito mais.
 
Para debater temas como as origens e influências europeias na culinária amazônica, empreendedorismo e, também, a cadeia produtiva do cacau na Amazônia, o Mundo do Vinhoreceberá o chocolatier De Mendes, a empreendedora Joana Martins e o chef e professor da UNAMA Antônio Comarú. Estarão presentes para ministrar uma aula-show e uma aula prática, a vencedora de um grande reality show de Gastronomia da TV mundial, Michele Crispim - que também fará um jantar harmonizado em 5 etapas exclusivo na Adega das 11 - e o consultor gastronômico Internacional, Istvan Van Maerck, respectivamente.
 
O evento também contará com a presença do grafiteiro Sebá Tapajós, que irá expor algumas das suas obras e produzirá uma tela exclusiva durante a programação para posteriormente ser leiloada. A programação envolverá ainda um curso para formação de sommeliers e garçons, promovido pela Eno Cultura, empresa de educação etílica, que realiza cursos de conteúdo próprio e também algumas certificações internacionais, entre elas a da WSET.
 
De acordo com o organizador do evento e professor da UNAMA, Antônio Comarú, o evento será um “divisor de águas” na região, uma vez que até então foram poucas as ações no sentido de desenvolvimento e popularização do hábito de consumir vinhos. “Oferecer uma certificação do porte da WSET nunca tinha ocorrido antes. A expectativa é que o evento passe a integrar o calendário da UNAMA, além disso, não se limitará somente aos vinhos, mas vai movimentar toda comunidade acadêmica”, afirma.
 
Valorização do talento dos estudantes e egressos do curso de Gastronomia da UNAMA é também um dos objetivos do evento. Por isso, estará incluso na programação um concurso gastronômico que irá premiar a melhor receita de um prato principal relacionada ao tema “A influência da Belle Époque na gastronomia do Estado do Pará”. Os interessados em participar terão até o dia 06 de abril para se inscrever. O edital completo pode ser conferido aqui.
 
Para a coordenadora da graduação em Gastronomia, professora e chef Ivie Maneschy, o projeto tem grande relevância para os estudantes e todo o público presente. “A programação vai destacar diversos pontos e áreas da Gastronomia, não apenas a enocultura. Esta será uma oportunidade de mostrar para os estudantes, não só de Gastronomia, a importância da especialização a partir das informações que serão apresentadas pelos profissionais renomados presentes”, afiram.
 
As inscrições para participar do Mundo do Vinho devem ser feitas pelo http://sereduc.com/07LU8K. Algumas atividades específicas terão taxa de participação e para se inscrever os interessados devem enviar e-mail para a organização do evento. A programação completa pode ser conferida neste link.

Comentários