Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Moda inspirada no Marajó é premiada em festival nacional

O curso de Moda da UNAMA conquistou o segundo lugar do Festival Dragão Fashion Brasil
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 23/05/2019 - 17:20 - Atualizado em: 06/06/2019 - 07:38
Imagem mostra modelos
Evento aconteceu na última sexta-feira (17) | Foto: Dragão Fashion
O curso de Moda da UNAMA - Universidade da Amazônia foi a única universidade paraense a estar entre as melhores equipes participantes do Festival Dragão Fashion Brasil, um dos maiores eventos de moda do país. Com um desfile apresentado em Fortaleza (CE), na última sexta-feira (17), a coleção dos alunos e professores paraenses conquistou o segundo lugar com a coleção sobre o litoral amazônico, com o foco na Ilha do Marajó.
 
De acordo com a professora do curso de Moda da UNAMA e orientadora da equipe premiada, Yorrana Maia, as praias e o cenário bucólico da ilha foram as inspirações para a criação das peças. “A inspiração veio do sobe e desce das marés, do búfalos e guarás que compõem a paisagem da ilha do Marajó. Ao todo, foram oito looks sendo dois masculinos e seis femininos, no qual foram feitos sapatos, roupas e assessórios, com brincos e braceletes”, explicou a professora.
 
As peças foram feitas manualmente, por meio de tecelagem com trama e bordado de escama e peixe da pescada amarela, aliando as matérias-primas paraenses e tipologias artesanais abordadas de maneira contemporânea, dialogando entre o local e o global.  A aluna do terceiro semestre de Moda e uma das integrantes do grupo premiado, Mayra Progene, trabalhou na produção do desfile e afirma que a participação no festival foi uma grande experiência. “Pensamos em mostrar um litoral marajoara para além da cerâmica e tons terrosos. O Marajó, que é peculiar aos paraenses, foi a principal ideia da coleção”, falou Mayra.
  
Concorrer com Universidades do Brasil inteiro e estar entre os finalistas é uma conquista para a UNAMA e para o mercado de moda paraense, segundo a professora Yorrana. “Estar participando do festival já é uma a grande conquista que legitima o trabalho que vem sendo desenvolvido tanto no curso de Moda quanto na moda paraense. A nossa colocação mostra o trabalho sério e de qualidade que é construído a partir de um conhecimento teórico de tudo o que é repassado no curso e colocado em prática pelos alunos, pensando em vídeos de apresentação, beleza, acessórios e proporcionando uma experiência completa”, concluiu.
 
O curso de Moda debateu na UNAMA Alcindo Cacela todo o processo criativo do grupo e o empreendedorismo na Amazônia, nesta última quinta-feira (23), no auditório David Mufarrej, com o tema “Moda, design, comunicação e empreendedorismo”, destacando o case “UNAMA no Festival DFB 2019” e celebrou a conquista.
 

Comentários