Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Mitos e verdades sobre a doação de sangue

No dia do doador de sangue, saiba quais os efeitos que a doação pode fazer no organismo humano
Marcele Lima Por: 25/11/2020 - 09:33 - Atualizado em: 26/11/2020 - 13:08

Você sabia que o dia 25 de novembro é o dia do doador de sangue? A celebração não é ao acaso, ela ocorre um mês antes do Natal, época que geralmente as pessoas estão mais ocupadas com os festejos e em uma fase pré-férias. Ela tem o objetivo justamente de contribuir para o aumento dos estoques dos bancos de sangue, estimulando a prática da doação para os períodos em que menos pessoas procuram os hemocentros e também mais acidentes são registrados nas estradas, além das cirurgias eletivas continuarem sendo realizadas.

De acordo com os especialistas, a doação de sangue é segura e uma só pessoa é capaz de salvar a vida de outras quatro. O ato não prejudica a saúde do doador de maneira alguma, já que para ser aprovado na triagem que é realizada antes do procedimento, é preciso estar saudável. Veja alguns mitos e verdades sobre o processo.

1 - Após a doação há uma modificação na espessura do sangue?

Mito 

Doar não engrossa e nem afina o sangue. Um doador com histórico de anemia, por exemplo, nem pode sentar na cadeira para realizar a coleta. Portanto, não existe isso de engrossar a veia ou sangue virar água.

2 - Pode-se adoecer após realizar uma doação de sangue? 

Mito 

Segundo informações dos principais hemocentros do Brasil, a doação, mais uma vez, só pode ser realizada por indivíduos que gozem de boa saúde física. Em caso apresente febre, sintomas de infecção, a apresentação de alguma enfermidade dias após a doação de sangue é importante procurar o banco ao qual fez a coleta para que eles sejam informados dos sintomas e as medidas possam ser tomadas em relação ao material coletado.

3 - Depois da doação tem que repousar!

 

Verdade 

Ao final da coleta, as pessoas são encaminhadas para espaços onde podem descansar e fazer um lanche. Todos saem com atestados para repousar nas 24h após a doação. É importante neste período beber muito líquido, se alimentar bem e não fazer esforços físicos.

4 - O banco pode coletar mais sangue que o indicado? 

Mito 

A cada doação são coletados no máximo 450 ml de sangue. Isto significa menos de 10% do volume normal de um adulto saudável que pese mais de 50 kg, por isso este peso é um dos critérios principais para a aptidão do candidato. 

5- É preciso esperar o tempo de pausa entre uma doação e outra?

Verdade 

Para que o corpo se recupere totalmente, os doadores devem respeitar os intervalos estabelecidos de uma doação de sangue para outra. O prazo para que o organismo recupere todo o volume de sangue é de 24h, mas para refazer os glóbulos vermelhos leva cerca de 1 mês. Então, por segurança, para os homens o ideal é doar a cada 2 meses e a cada 3 meses para as mulheres. 

6 - O sangue é dividido em componentes? 

Verdade 

Imagina quantas pessoas podem ser beneficiadas por um único doador durante um ano? Até 12! Isso ocorre porque o sangue é separado em 4 componentes: Concentrado de Hemácias (CH), Concentrado de Plaquetas (CP), Plasma Fresco Congelado (PFC) e Crioprecipitado (CRIO). Cada um deles pode ser utilizado em pacientes diferentes, conforme necessidade terapêutica.

7 - O sangue doado passa por análise laboratorial 

Verdade 

Todo material coletado é examinado para garantir que o doador não possui nenhuma enfermidade que possa ser transmitida para o paciente que vai receber o sangue. A bolsa fica em quarentena aguardando o resultado para os exames de: HIV, Hepatite B e Hepatite C, HTLV ½, Chagas e Sífilis.

Tem vontade de doar sangue? Confira os critérios básicos exigidos:

  • Ter entre 16 e 69 anos, para menores de idade é preciso autorização dos pais ou responsáveis.

  • Estar saudável

  • Pesar no mínimo 50kg.

  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas

  • Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa pelo menos 4 horas antes da doação

  • Apresentar documento original com foto.

Comentários