Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Métodos não tradicionais são alternativas para controlar a dor

Especialistas ressaltam a necessidade de consultar um profissional para a prática de tais intervenções
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 02/03/2017 - 08:36
homem com dor nas costas
O fisioterapeuta possui diversos recursos que podem ser utilizados no controle da dor

 

Estudos clínicos têm ajudado fisioterapeutas a encontrar melhores maneiras de controlar a dor, incluindo a adoção de métodos não tradicionais. A comunidade acadêmica destaca esses tipos de tratamentos durante o Congresso Multidisciplinar de Saúde, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de março e 1° de abril, no Hangar – Centro de Convenções. A abertura da programação começará às 19h, com o pronunciamento de abertura do reitor da Universidade da Amazônia, Janguiê Diniz.

 

Segundo o especialista em Fisioterapia Esportiva e professor da UNAMA, Tiago Esteves, o profissional da saúde possui conhecimentos que envolvem o estudo dos diversos sistemas do corpo humano e de que forma estes interagem no processo álgico, podendo, dessa forma, tratar a dor com maior clareza. “Claro que, se tratando especificamente da nossa região, existe a questão cultural e da crença em alguns métodos que nem sempre possuem fundamentação científica, mas tudo depende de uma avaliação criteriosa do paciente sendo que esta irá nortear que tipo de intervenção será realizada pelo fisioterapeuta”, reforça.

 

O especialista ainda explica que o fisioterapeuta possui diversos recursos que podem ser utilizados no controle da dor, com a vantagem de alguns deles não serem invasivos. Entre os métodos mais conhecidos se destacam a acupuntura, a ventosaterapia, o agulhamento a seco (dry needling), as mobilizações articulares, a liberação miofascial e manipulações osteopáticas e quiropráticas. “Nem todo paciente está apto a estes tratamentos. Existem indicações e contra-indicações para determinadas técnicas. Logo, a intervenção terapêutica deve ser decidida após criteriosa avaliação por parte do fisioterapeuta”, alertou Tiago Esteves.

Comentários