Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Medicina veterinária além do atendimento aos pets

Conheça outras áreas profissionais nas quais um médico veterinário pode atuar
Rebeca Ângelis Por: 04/10/2018 - 11:49 - Atualizado em: 04/10/2018 - 12:27
Medicina veterinária além do atendimento aos pets
Medicina veterinária além do atendimento aos pets
Que o médico veterinário é responsável por cuidar dos pets e bichinhos em geral, todo mundo já sabe. Mas você também sabia que ele se destaca por atuar em outras áreas? Além dos conhecidos atendimentos aos pets e animais silvestres, o veterinário se destaca em diversos campos como pesquisa, perícia e até mesmo psicologia animal.
Se você escolheu ou pretende seguir carreira na área por gostar dos bichinhos, está no caminho certo. Separamos algumas dessas áreas para que você conheça qual delas mais se adequa ao seu perfil de realização profissional. Confira! 
 
Pesquisas 

Encontrar fatores favoráveis e específicos em prol dos animais também é tarefa do veterinário. Para isso, é preciso avaliar, por meio de pesquisas, novas tecnologias para o mercado, aparelhos novos, ou até mesmo uma nova fórmula de ração, por exemplo.

Indústria

No intuito de verificar a qualidade e higiene do que é produzido, além da matéria-prima animal utilizada, o veterinário tem presença relevante no setor industrial. Seu papel nesse campo é de fazer o controle de tudo, a fim de otimizar os objetos e alimentos oferecidos aos bichinhos. Ele também vai trabalhar com o desenvolvimento de rações, coleiras e qualquer outro tipo de produto para variadas espécies, a depender do segmento da indústria.

Perícia forense animal

Considerada uma recente área de atuação, a perícia veterinária forense tem como principal objetivo de investigar crimes que de alguma maneira envolvam animais. De forma isenta e imparcial, o perito veterinário trabalha na elaboração de laudos que sejam utilizados como prova pelo Poder Judiciário.

Ele pode ser convocado a agir em diversas situações. Uma das mais comuns costuma ser a identificação de fraudes na venda de animais de grande valor, como bichos voltados a exposições ou atividades esportivas. Isso porque, muitas vezes, na hora da venda, o animal tem seus defeitos mascarados pelo proprietário.

O perito trabalha ainda na investigação de crimes contra animais, na identificação desses, sumiço ou na mortandade de integrantes de rebanhos existentes em determinadas propriedades (como em casos ocorridos após invasões de terras) e na inspeção da qualidade de produtos de origem animal.

Produção e sanidade animal 

Normalmente exercida em fazendas, a tarefa dos que trabalham com sanidade animal e produção é voltada para prevenir e tratar doenças. Esse trabalho envolve prevenção, planejamento e cuidados. O veterinário desempenha esse cuidado por meio de profilaxias, como as vacinas, acompanhamentos e registros de casos novos. Um exemplo mais recente, no Brasil, se deu no controle do surto de febre aftosa.

Quer conhecer mais sobre essas e outras áreas da Medicina Veterinária? Faça nosso vestibular!

 

 

Comentários