Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


MBA ou Mestrado: Descubra qual o melhor para você

Por: Henrique Nascimento 29/11/2017 - 12:03 - Atualizado em: 30/11/2017 - 08:56
MBA ou Mestrado: Descubra qual o melhor para você/Freepik
Uma das principais dúvidas dos estudantes formados está relacionada à escolha da pós-graduação

O fim da graduação é um momento de dúvidas e escolhas, uma delas está relacionada à pós-graduação. Os cursos oferecidos de especialização e crescimento profissional são diversos, no entanto cada um atende à um perfil com objetivos diferentes. Dependendo do seu plano de carreira uma pós-graduação Lato Sensu, como um MBA, será mais indicada. Caso seu foco seja outro, um curso Stricto Sensu, como o Mestrado ou Doutorado, atenderá melhor suas expectativas. Se você ainda não sabe o que escolher, te ajudamos a entender o que é cada uma das opções e o que levar em consideração na escolha. Veja!

Stricto Sensu X Lato Sensu

As pós-graduações no Brasil são divididas em duas grandes categorias. A primeira é a Stricto Sensu que compreende os cursos de Mestrado e Doutorado. Esses cursos garantem um diploma e são mais indicados para pessoas que desejam seguir a carreira acadêmica como pesquisadores ou docentes.

Já o grupo das pós-graduações Lato Sensu corresponde às especializações que são mais voltadas para as atividades práticas da profissão. Nesse caso, os estudos estarão direcionados para a ampliação de conhecimentos técnicos que serão diretamente aplicados no cotidiano profissional. Ao final do curso o estudante ter adquirido um certificado, não um diploma. O MBA e o Mestrado acadêmico são dois tipos de pós-graduação que fazem parte de grupos diferentes e atendem a objetivos distintos. Entenda. 

O que é MBA?

A sigla MBA vem do termo em inglês Master of Business Administration, que pode ser traduzido como Mestre em Administração de Negócios. No entanto, apesar de ser reconhecido no exterior como uma pós-graduação Stricito Sensu que confere o diploma de Mestre, no Brasil esse curso é considerado Lato Sensu. Ou seja, o MBA confere, ao fim do curso, um certificado de conclusão.

Vantagens do MBA

O MBA é um curso, em tese, voltado para profissionais que já estão empregados e que desejam alcançar cargos altos na empresa. Esses cargos estão justamente ligados à administração, gerência e gestão de negócios, conteúdos trabalhados durante o curso. Por conta disso, os horários de um MBA são mais flexíveis para que estejam adequados à disponibilidade de quem trabalha e precisa encaixar a pós-graduação no horário em que está livre.

Esse curso também é um ótimo espaço para conhecer pessoas que possuem o objetivo de empreender ou de ser líder. Fazer networking é algo de extrema importância para se manter no mercado de trabalho, ambiente do curso é um local para ampliar sua rede de contatos, podendo até encontrar seu próximo sócio. Além desse benefício, o aumento salarial também é uma possibilidade. Um profissional ao aplicar os conhecimentos aprendidos no curso MBA pode reivindicar o seu ganho financeiro a partir da sua formação.

O que é Mestrado?

O Mestrado é um curso, como dito, que faz parte do grupo de pós-graduação Stricto Sensu. Ele pode se apresentar de duas formas: Mestrado acadêmico e Mestrado profissional. O Mestrado acadêmico costuma ser o mais conhecido, é o que está voltado para a formação de pesquisadores e docentes, pessoas que desejam seguir a carreira acadêmica. Já o Mestrado profissional garante o título de mestre, mas tem foco voltado para atuação profissional prática, diferente do acadêmico, que está muito mais ligado à questões teóricas da área de estudo.

Vantagens do Mestrado

Fora da área acadêmica o Mestrado também é valorizado. As empresas buscam profissionais com esse tipo de diploma e, para determinados cargos, costumam dar prioridade a quem possui uma formação mais específica na área de conhecimento. Além disso, o título de Mestre atribui reconhecimento profissional a quem o possui. Isso não vem à toa, uma vez que é preciso tempo e muita dedicação para cursar o  Mestrado.

Os cursos Stricto Sensu, em sua maioria, pedem que o aluno se dedique integralmente aos estudos. Também é necessário ter muito apetite para leitura e discussões teóricas. Para ingressar em um Mestrado é preciso possuir um projeto de pesquisa que será avaliado por um programa de pós-graduação. A aprovação do projeto, garante a vaga do aluno no curso desejado. Nós já falamos aqui sobre os principais programas e bolsas de pesquisa para quem deseja seguir a carreira acadêmica.

Optar entre as modalidades de pós-graduação é algo que não se restringe à um padrão. Como você talvez já tenha percebido, a escolha deve levar em consideração vários fatores pessoais, como o tempo disponível para se dedicar aos estudos. Além de fatores profissionais, como o seu plano carreira.

Já sabe o que pretende cursar? Ainda tem alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários!

Comentários