Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Manter a saúde do fígado é essencial durante a pandemia

Comer sem excessos protege o aspecto imunológico, alertam especialistas
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 19/05/2021 - 09:54 - Atualizado em: 19/05/2021 - 09:57
Os hábitos alimentares das pessoas mudaram por conta da pandemia. A obesidade e os distúrbios alimentares cresceram durante o isolamento como impactos causados pelo novo coronavírus. Especialistas alertam sobre as consequências que a má alimentação pode trazer ao organismo, principalmente ao fígado, responsável pela digestão de nutrientes ao corpo.  
 
Qualquer tipo de alimentação que carregue excessivamente carboidratos, proteínas, lipídios, além das vitaminas e minerais, pode também sobrecarregar o funcionamento do fígado a médio e a longo prazo, de acordo com a professora do curso de Nutrição da UNAMA - Universidade da Amazônia, Lorena Falcão.  
 
Segundo a professora, a alimentação saudável possui vários benefícios dentro da contribuição para saúde dos órgãos, em especial ao fígado, porém, a partir de determinado nível de consumo, ela pode ser tóxica. “Esse fígado pode ter alguns tipos de microlesões. Isso requer a diminuição da ingestão de determinado nutriente em excesso e também uma outra série de tratamentos que possam resolver essas possíveis lesões causadas pelo excesso de nutrientes. Principalmente vitamina A, vitamina D, alguns outros antioxidantes, como vitamina C em excesso, além das próprias gorduras e proteínas”, explicou Lorena. 
 
Um estudo com dados da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizado no período 24 de abril a 24 de maio de 2020, apontou um aumento o consumo de alimentos ultraprocessados e de alta densidade energética, como batatas fritas, chocolates e sorvetes. 
 
A professora de Nutrição explica que a pandemia interfere diretamente na má alimentação por conta da vulnerabilidade emocional e alta carga de estresse. “Por conta dessa situação, em determinados momentos eu posso ter pessoas que não tem vontade de se alimentar. Também posso ter aquelas pessoas que passaram a se alimentar mais. Quando comemos muito pela emoção, nós temos uma tendência, principalmente se for considerando o nível de estresse, a não selecionar muito bem o que vai consumir. E aí, a gente tem uma preferência nata, porque tem um alto teor de sal, que vão conter sódio, açúcar e gordura”, destacou.  
 
A dica é desenvolver três hábitos:  comer o máximo que pudermos de frutas, legumes e verduras, segundo Lorena Falcão. Esses elementos vão ter uma carga adequada de açúcar, de sal, de gordura, de proteínas, associada aos outros nutrientes, vitaminas e minerais que vão proteger o aspecto imunológico, explicou a professora. 
 
A UNAMA oferece atendimento nutricional na Clínica de Nutrição nas unidades Alcindo Cacela e Ananindeua, para todos os interessados em ter hábitos alimentares mais saudáveis. Os agendamentos podem ser feitos pelos números 4009-3012 (Alcindo Cacela) ou pelo 9 81692350 (Ananindeua). 

Comentários