Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


Mamografia: Método eficaz para detecção precoce de nódulos benignos e tumores

Marcos Ferreira- Tecnólogo em Radiologia- Especialista em Anatomia e Patologia associada- Coordenador de Radiologia da UNAMA - Centro Universitário da Amazônia
Assessoria de Comunicação Por: 03/08/2018 - 10:36
A imagem mostra uma mulher realizando o exame de mamografia
O caminho do cuidado com a saúde deve ser seguido
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é extremamente preocupante o número de casos de câncer de mama, cerca de 1,7 milhões de casos surgem por ano em todo mundo e mata 522 mil pacientes anualmente.  Esses casos são mais recorrentes em países com média ou baixa renda, saneamento básico precário, entretanto, em alguns países que aos poucos mudam seu modo de vida, em relação a alimentação, gravidez tardia e hábitos que podem se incluir aos fatores de risco.
 
Com o aumento de casos no mundo, aumenta também as práticas para cura e diagnóstico dessa patologia. A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) explica que o diagnóstico precoce continua sendo chave para o controle do câncer de mama. A mamografia é um método padrão para diagnóstico dessa patologia, trazendo também a ultrassonografia de mama como complemento importante nesse diagnóstico.
 
A mamografia é um método de diagnóstico por imagem que utiliza uma pequena dose de radiação, para a verificação das mamas, pelo fato da radiação não ultrapassar com facilidade partes densas, se houver nódulos, pelo menor que sejam e ainda não palpáveis, são vistos na mamografia. Esse exame tem o preço popular em clinicas particulares, e é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em casos de controles rígidos de pacientes com grande grau de risco, é realizado anualmente, fato que não interfere em relação a exposição à radiação.
 
Recomenda-se que mulheres a partir de 30 anos, façam diariamente o autoexame, de preferência após a data da menstruação, nesse caso se observado nódulos únicos e indolores, a mamografia deve ser realizada. Tendo essa resposta, é necessária uma biópsia, mesmo verificando na imagem a característica de um nódulo benigno, avalia-se a extensão do nódulo.
 
Em casos de mulheres que chegam no período da menopausa, exposição prolongada a hormônios feminino, excesso de peso e histórico familiar, devem realizar periodicamente a mamografia, todos os anos devem se submeter a esse procedimento. Como já descrito, a descoberta precoce de um tumor maligno aumenta a chance de cura, mais a verificação apenas pelo autoexame pode ser arriscada, pois em alguns casos os nódulos não são palpáveis, por se indolor e não causar deformidade na mama, pode levar se tocar um tumor de grande extensão e que dificilmente conseguirá ser revertido ou curado.
 
Em casos raros, mulheres de 20 anos podem ser afetadas, dessa forma devem realizar o autoexame, e ser acompanhada por um médico mastologista, em casos mais raros ainda, homens podem ser afetados pelo câncer de mama.
 
O caminho do cuidado com a saúde deve ser seguido, o único caminho para um diagnóstico preciso é a descoberta precoce, a mamografia, é o método mais eficaz, se sobressaindo a autoexame pelo fato de não poder apalpar nódulos pequenos, podendo implicar no tratamento.
 

Comentários