Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Luz na passarela: cinco tendências de moda para 2018

Veja como fazer para não errar no visual que começa o ano urbano e com ares futuristas
Por: Katarina Bandeira 23/02/2018 - 09:29 - Atualizado em: 28/02/2018 - 08:44
Coordenador do curso de moda da UNAMA, Fernando Hage, dá algumas dicas para não errar. Foto: Reprodução/Instagram
Coordenador do curso de moda da UNAMA, Fernando Hage, dá algumas dicas para não errar. Foto: Reprodução/Instagram

Quem gosta de moda sabe que o início do ano marca muito mais do que os festejos de Momo e o começo das aulas. É tempo também dos grandes desfiles da alta costura, que se revezam trazendo elementos que devem reverberar em tendências ao longo dos meses. Para falar um pouco do que estará nos guarda-roupas dos fashionistas em 2018, o coordenador do curso de moda da UNAMA, Fernando Hage, dá algumas dicas para não errar nas referências. Confira!

Moda com humor e positividade

Para o coordenador a alegria deve tomar conta das estampas e dos tons usados com tom mais crítico. “Uma tendência que vêm sendo percebida na moda está diretamente ligada com uma busca por um estilo mais alegre e positivo em frente ao momento político e econômico que vivemos”, explica. De acordo com ele camisetas com frases de cunho motivacional ou com tons mais bem humorados estarão juntas a acessórios com estampas ou inspiração em personagens da ficção. “Desenhos animados, filmes e outros elementos da cultura pop, continuarão a ser uma forte tendência”, afirma.

Foto: Vintage Store29/Reprodução Instagram


Moda de rua

Elementos esportivos, super coloridos e bem elaborados seguem fazendo a cabeça de quem prefere a um estilo mais street. E a inspiração deve vir dos ícones da cultura pop. “Rappers americanos como Kanye West e Kendrick Lamar, e cantoras como Rihanna e Dua Lipa são grandes influenciadores de moda global atualmente, e são personagens responsáveis por difundir alguns estilos que serão tendência em 2018”, diz Fernando.

Nesse contexto, entre as peças que estarão mais em evidência, estão as roupas transparentes, em tela esportiva até peças em plástico, que lembram capas de chuva, utilizadas por cima de bodies, vestidos curtos ou até conjuntos de top e shorts. “O uso de top ou sutiã 100% aparente, por cima de uma camisa ou camiseta, um truque que saiu das passarelas internacionais e já está se popularizando no dia-a-dia”, aposta o coordenador.

Foto: Rihanna/Reprodução Instagram

Moda tropical-natural

Ligada a um estilo mais colorido e artesanal, inspirado principalmente na moda dos anos 1960/70, outra forte tendência para 2018 é o BoHo, que ganha novos contornos. “A profusão de estampas florais e estampas indianas aparece cada vez mais em peças com a mistura de estampas, lembrando também o patchwork. Peças como saias longas rodadas, tops com ombros à mostra e camisas florais e bastante coloridas (também para os homens) são tendência nesse contexto” aposta Fernando.

Ele afirma que por conta de uma predileção ao artesanal, vista nas passarelas, as peças comercializadas por pequenos produtores devem ficar ainda mais em alta, já que as pessoas estão, cada vez mais, querendo saber a procedência dos produtos que consomem.

Foto: Thaila Ayala/Reprodução Instagram

Moda urbana monocromática

Mas nem só de cores alegres se fará 2018. Longe dos estilos mais coloridos e divertidos, também existem uma tendência entre alguns consumidores de buscarem um look mais limpo e minimalista, influência que vêm da moda de 1990. “Podemos dizer que os looks monocromáticos continuarão em alta, seja nos conjuntos de blazer e calça mais largas que são tendência para as mulheres, ou em peças mais "slim fit" evidenciando as curvas. Nas cores, vale tanto os tons pastéis, como rosé e azul bebê, ou até os mais chamativos, como verde limão e amarelo, chegando aos clássicos branco, bege ou preto”, conta Fernando. “Aposte em peças com elementos militares como lapelas e bolsos, assim como volumes em babados ou mangas bufantes, dando dramaticidade aos looks que poderiam ser básicos”, sugere.

Foto: Dua Lipa/Reprodução Instagram

As cores da moda

Com todas as dicas de modelos e estampas fica fácil não errar no vestuário, mas para ficar ainda mais completo é preciso também prestar atenção nas cores. “Todo ano o instituto de cores Pantone elege a sua cor de ano, e em 2018 foi escolhida a cor Ultra Violet, uma cor roxa derivada do azul escuro. Também tivemos os tons de laranja e amarelo aparecendo com mais intensidade nas passarelas, podendo ser uma tendência”, arrisca Fernando. Para ele as cores escolhidas pelo instituto, nos últimos dois anos, devem continuar aparecendo. "O Rose Quartz, que ficou conhecido em 2017 como Rosa Millenial, inspirado na geração millenial, e o azul Serenity, um azul leve e calmo, também estarão em 2018, uma prova como as tendências são conceitos mais amplos do que modinhas que vão e vem”, finaliza.

Foto: Kendall Jenner/Reprodução Instagram

 
 

 

Quer saber mais sobre as tendências de moda do Brasil e do mundo? Faça o curso de moda da UNAMA!

 

Comentários