Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Livro narra a vivência e a força da mulher ribeirinha

"Dona Nazaré do Jamaci: Coração e Educação" é a segunda obra da reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, a ser lançada nesta quinta-feira, 16 de dezembro
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 14/12/2021 - 16:27 - Atualizado em: 17/12/2021 - 11:59
A trajetória da mulher ribeirinha serviu de inspiração para a construção da narrativa do livro "Dona Nazaré do Jamaci: Coração e Educação". A obra faz parte do segundo exemplar de uma trilogia da coletânea "Baú da Professora", de autoria da reitora da UNAMA - Universidade da Amazônia, Betânia Fidalgo Arroyo. O exemplar vai ser lançado oficialmente na próxima quinta-feira, dia 16, às 17h, no Foyer do auditório David Muffarej, do campus Alcindo Cacela.
 
A obra foi construída a partir da vivência e histórias enquanto docente do ensino básico e fundamental, no cenário da região das Ilhas de Belém. O livro trata da história da Dona Nazaré, no trecho do furo do Jamaci, e envolve o leitor com elementos culturais e da própria fauna amazônica. A construção dele também foi pensado e elaborado a partir do público-alvo, que são as crianças.
 
"Dona Nazaré do Jamaci: Coração e Educação" tem linguagem simples, ilustrações digitais e geométricas. "Apesar da obra ser pensada para o imaginário infanto-juvenil, a família toda pode se aventurar com a história. Foi escrita com muito carinho, a partir da minha visão sobre o poder feminino, a alegria e a diversidade por diferentes meios, e sempre com desfecho da superação", disse a reitora, Betânia Fidalgo.
 
A criação das artes foi feita pela ilustradora, Dula Lima. "A partir do texto dela, pude realizar o delicioso exercício de traduzir em forma simples e em cores vívidas como essa força feminina, os encantos das águas, dos rios e das florestas. A cobra que é muito presente na vida do ribeirinho e na Amazônia, carrega em si uma série de significados e simbologias, como também aspecto cultural que é a nossa 'cobrinha' de miriti, que também faz parte do imaginário das crianças ilhéus de Belém", disse.
 
Em setembro deste ano, foi lançado, também na UNAMA, o primeiro livro, intitulado como "Balainha". (https://www.unama.br/noticias/obra-registra-relatos-de-criancas-e-jovens-em-escolas-ribeirinhas-e-belem). O evento reuniu amigos, familiares, convidados, estudantes, professores e público externo. Neste segundo livro, o evento oficial também aberto ao público,  gratuito, e sem a necessidade de inscrição. Durante o evento, serão respeitados todos os protocolos de prevenção à Covid-19.
 
SERVIÇO
Lançamento oficial - "Dona Nazaré do Jamaci - Coração e Educação"
Data: 16 de dezembro de 2021
Hora: A partir das 17h
Local: Foyer do auditório David Mufarrej, da UNAMA campus Alcindo Cacela

Comentários