Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Livro busca um olhar sensível para as comunidades da Amazônia

A obra integra as ações Programa de Pós-graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC), da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 15/02/2022 - 09:38 - Atualizado em: 25/02/2022 - 11:23
Pesquisadores da UNAMA - Universidade da Amazônia lançaram um livro com estudos elaborados sobre a formação e organização dos povos e comunidades da Amazônia. O projeto faz parte de pesquisas elaboradas dentro da pós-graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC). A obra foi lançada nesta terça-feira (15), no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela. 
 
O livro tem como título “Como lidar com uma Amazônia sensível: identidades, direitos e qualidade de vida em comunidades urbanas, rurais, ribeirinhas e quilombolas no Pará”. Boa parte das pesquisas foram realizadas em oito quilombos na região do Mola, distrito de Juaba, em Cametá, na região do Rio Tocantins. Inicialmente, o estudo traçou uma análise social, de condições de saúde, economia e cultura da comunidade. Em um segundo momento, o foco foi montar um plano de melhoria da renda local. Outros pesquisadores também contribuíram com as próprias vivências em comunidades ribeirinhas, indígenas e urbanas. 
 
Para um dos autores, o coordenador do Mestrado Profissional do PPGC da UNAMA, João Cláudio Arroyo, a obra contribui para o avanço de políticas de desenvolvimento. “Não é possível pensar o desenvolvimento da região sem considerar as comunidades. Nós, pelos últimos dois séculos, tivemos eventos de alcance mundial, como as drogas do sertão, a era da borracha, os ciclos do ouro, Jari, Fordlândia e a criação de Carajás. Mas esses projetos trouxeram pouco impacto para o desenvolvimento da região, no que diz respeito a qualidade de vida local. O que esse estudo mostra na prática é que não há desenvolvimento humano, sustentável, sem que essas intervenções econômicas considerem as comunidades amazônicas”, disse o gestor. 
 
Pesquisadores 
 
A obra recebeu estudos de três pesquisadores: o prof. Arroyo, mestre em Economia e pesquisador em Economia Solidária; Hilton Silva, doutor em Antropologia e docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), da Universidade Federal do Pará (UFPA); e a doutoranda em Administração pela UNAMA, Poliana Bentes, mestre em Gestão de Conhecimento para o Desenvolvimento Socioambiental. 
 
Parceria 
 
O livro  “Como lidar com uma Amazônia sensível: identidades, direitos e qualidade de vida em comunidades urbanas, rurais, ribeirinhas e quilombolas no Pará” tem como parceiros a UNAMA, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral). 

Comentários