Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Livro analisa testemunhos do sofrimento em programas de TV

Professor da UNAMA Leandro Lage lança obra no dia 23, no Sesc Boulevard
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 14/11/2018 - 11:44
A imagem mostra a capa do livro
O livro está disponível para venda em sites de livrarias e será lançado dia 23 de novembro, no Sesc Boulevard
O professor Leandro Lage, pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da UNAMA - Universidade da Amazônia, lançou recentemente o livro "Testemunhos dos sofrimentos nas narrativas telejornalísticas", publicado pela editora Insular. O livro está disponível para venda em sites de livrarias e será lançado em Belém no dia 23 de novembro, às 17h, no Sesc Boulevard, durante o II Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA).
 
A obra é resultado da tese de doutorado defendida em 2016 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Comunicação com ênfase em Sociabilidades Contemporâneas e foi vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho de Melhor Tese, concedido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A pesquisa que deu origem ao livro teve como objetivo investigar a dimensão potencialmente política dos testemunhos que acompanhamos diariamente, por meio das narrativas midiáticas.
 
De acordo com o professor Leandro Lage, a ideia foi refletir sobre os testemunhos como inscrição de falas e corpos de determinados sujeitos usuários compulsivos do crack em algumas narrativas telejornalísticas, tais como "Profissão Repórter" (Globo), "A Liga" (Band) e "A verdade de cada um" (NatGeo). “A ideia era refletir sobre o estatuto estético-político do testemunho, não só com falas, mas a inserção de corpos desses sujeitos nas narrativas audiovisuais e a maneira de como isso pode ser produtivo do ponto de vista político e estético relacionado à forma como esses testemunhos colocam a nós, espectadores, na condição de partilharmos dessas vulnerabilidades dos sujeitos que estamos vendo sofrer”, explica.
 
O professor ressalta que o trabalho propõe uma análise do nosso cotidiano em relação ao consumo da informação. “Estamos em ‘regimes de espectadoralidade’, ou seja, essas narrativas não são exceção. Esse regime faz do sofrimento o nosso consumo diário de televisão. Por conta disso, muitas vezes é naturalizado e não percebemos essas narrativas que mostram situações bem graves de um ponto de vista ético, além de colocar em jogo o papel moral do espectador televisivo”, afirma.
 
Uma das reflexões da pesquisa questiona justamente os dilemas éticos colocados por essas narrativas, que muitas vezes reforçam o lugar de vitimização dos indivíduos, justamente pela via da exposição excessiva. "Essa exposição demasiada agride novamente como sujeito ou então reforça certos modelos de identificação, como se o indivíduo que sofre pelo uso compulsivo do crack não tivesse mais nada a dizer a não ser compartilhar seu sofrimento. E como se o espectador não tivesse mais nada a fazer, a não ser assistir ao sofrimento alheio como se fosse muito distante de seu próprio mundo", conclui o pesquisador.
 
Serviço
Lançamento do livro “Testemunhos dos sofrimentos nas narrativas telejornalísticas”
Data: 23 de novembro
Hora: 17h
Local: Sesc Boulevard (Av. Blvd. Castilhos França, 522/523, Campina, Belém).
 

Comentários