Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Leituras ajudam a manter mente ativa durante quarentena

Especialistas recomendam grupos de leitura com a família
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 23/03/2020 - 09:05 - Atualizado em: 26/03/2020 - 09:10
Imagem mostra homem lendo no sofá
Livros podem diminuir o estresse durante a quarentena
Exercitar a mente também é uma ótima forma se manter ativo, principalmente em tempos de quarentena. Com a tecnologia à disposição é possível ter acesso a grandes clássicos da literatura em plataformas online de forma gratuita. Educadores ressaltam que a leitura favorece o aprendizado, aprimora a escrita e ajuda a organizar o pensamento.
 
De acordo com a coordenadora do curso de Letras da UNAMA e psicopedagoga, Terezinha Barbagelata, a leitura é mais que uma simples distração. “É uma forma de aprendizado. Nestes dias tão complicados a leitura de bons livros nos ajuda bastante. É comum algumas pessoas dizerem que não têm paciência para ler um livro, porém quando a leitura se torna um hábito fica mais prazeroso”, afirmou.
 
A professora dá dicas de dinâmicas entre os familiares. “Aconselharia que as famílias pudessem fazer troca de leituras e depois debatessem o ponto de vista de cada um. Isso é um estímulo para a sociabilidade, pois sabemos que cada um de nós temos uma visão diferente ou descobrimos algo que outro não viu”, declarou.
 
A coordenadora fez uma lista de livros e plataformas de acesso às obras. “Sobre os exemplares, indicaria aqueles que você já tem em casa e que nunca leu. É uma oportunidade para isso. Listo alguns disponíveis em formato e-book: 'A metamorfose', de Franz Kafka; 'O caçador de pipas', de Khaled Hosseini; 'O menino de Pijama Listrado', de John Boyne; O clássico 'Anne De Green Gables', de Lucy Maud, 'O Menino no espelho', de Fernando Sabino”, enumerou.

Comentários