Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Intercâmbio na Alemanha traz novas experiências em vidas comunitárias

Durante 14 dias, professores e estudantes puderam acompanhar o modo de vida e divulgar o projeto “Grupos Vivenciais: Vida em Sociedade”, da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 08/10/2018 - 17:28
Imagem mostra pessoas sentadas em uma escada
O projeto “Grupos Vivenciais: Vida em Sociedade” já foi apresentado em Salamanca, na Espanha
Um grupo de professores e estudantes da UNAMA – Universidade da Amazônia - participaram de um intercâmbio interdisciplinar na Alemanha, na Evangelische Hochschule Freiburg (Universidade Protestante de Ciências Aplicadas Freiburg). Os acadêmicos e docentes da graduação, mestrado e doutorado, das áreas de Serviço Social, Comunicação e Psicologia puderam conhecer novos modos de vida, vivenciar outras realidades sociais e interagir com a instituição referência em trabalhos sociais.
 
Durante 14 dias, o grupo participou de seminários do curso de serviço Social, visitas institucionais a jardim de infância, creche, centro de juventude e formação de adultos. Além disso, os acadêmicos tiveram experiências com planejamento urbano alternativo, participação em congresso da “Associação para Pesquisa e Prática da Psicologia Comunitária” e apresentou a pesquisa “Grupos Vivenciais e Vida em Sociedade: uma Intervenção Interdisciplinar”.
 
Desde de 2004, a professora da UNAMA, Maria Lúcia Garcia, participa de intercâmbio para a Alemanha. Em 2011, outro grupo de alunos de Direito, Psicologia e Serviço Social, acompanhados por professores, participou de atividades similares. Para a docente, esses projetos ampliam o olhar para a realidade local, oportuniza, repensa novos estudos e desperta para novas práticas. “Foi incrível o estímulo dos estudantes. Conversamos e definimos convergir algumas atividades do Projeto de Pesquisa e Extensão ‘Grupos Vivenciais: vida em sociedade’, coordenado pela profa. Rosangela Darwich, para trocar ideias e estudos sobre habilidades sociais e resiliência - articulando com a literatura”, ressaltou Maria Lúcia.
 
Para a assessora de Relações Internacionais do grupo Ser Educacional, Adriana Ruspoli, fazer intercâmbio só tem a acrescentar. “Sempre que a gente sai da nossa zona de conforto - do que estamos acostumados a fazer - um leque de oportunidades se abre. A visão das coisas e do mundo expande, permitindo ao aluno enxergar novos horizontes, alterar, adicionar novas técnicas e novos métodos. É extremamente positiva essa exposição a outra cultura e idioma”, ressaltou a gestora.
 
Como resultado, trabalhos acadêmicos estão em produção e novas viagens não estão descartadas.  O projeto “Grupos Vivenciais: Vida em Sociedade” já foi apresentado em Salamanca, na Espanha. Outra professora do projeto - Dra. Rosangela Darwich - viajou para o Chile, para relatar a pesquisa, no Congresso de Psicologia Comunitária.

Comentários