Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Insegurança Alimentar: O que é e como enfrentá-la no Brasil

Por: 08/06/2022 - 17:53
Pixabay

Por Lara Tôrres

 

A insegurança alimentar, que consiste na falta ou carência de alimentos em quantidade suficiente para a subsistência por falta de acesso físico, social ou econômico, tem crescido no Brasil. 

Um estudo da FGV Social (com base em dados do instituto Gallup) revela que em 2021 a insegurança alimentar atingiu 36% da população brasileira, acima da média global (35%). 

Há diversas classificações. Na insegurança alimentar leve, existe a preocupação ou incerteza do acesso ao alimento. No quadro moderado, há falta de alimentos ou a ruptura dos padrões de alimentação entre os adultos. Configura-se insegurança alimentar grave quando há redução de alimentos para adultos e crianças e a fome atinge os domicílios.

No último dia 7 de junho celebra-se o Dia Mundial da Segurança Alimentar. Em razão da data, ouvimos o coordenador do curso de Nutrição da UNAMA, Dr. Bruno Morais, explicar como a segurança alimentar afeta a vida, saúde e os meios para enfrentar o problema.

Prejuízos à saúde

Insegurança alimentar e fome causam a perda de energia e desnutrição, afetando o indivíduo física e cognitivamente. 

O Dr. Bruno explica que podem ocorrer quadros de anemia, carências de vitaminas e minerais podendo chegar à morte. Ele também destaca que muitas dessas consequências podem agravar um eventual quadro de Covid-19.

Tratamento

O tratamento, de acordo com Bruno, “requer análise da demanda energética do indivíduo e suporte nutricional a fim de restabelecer a demanda de nutrientes do organismo, sem esquecer das vitaminas e minerais, fundamentais para o combate às doenças provenientes das carências nutricionais”. 

Enfrentamento

No que diz respeito ao combate à insegurança alimentar, o Dr. Bruno argumenta ser necessária a implementação de  políticas públicas de acesso e alternativas de aproveitamento integral dos alimentos. 

Ele também aponta a importância do estímulo à agricultura familiar e fomento das terapias alternativas de alimentação, como orientação à população para o consumo de alimentos mais baratos e hortas domésticas, por exemplo.

Se interessou pelo assunto? Gosta da área de nutrição? Então faça sua matrícula na UNAMA.

Comentários