Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Inovações na reabilitação foi tema de minicursos de Fisioterapia

II Congresso Nacional de Fisioterapia destaca os avanços tecnológicos na área
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 30/03/2017 - 17:02
Imagem mostra profissional junto ao banner do congresso
Fisioterapeuta pontuou uso de aplicativos na recuperação de pacientes

“As novas perspectivas no processo de reabilitação” é o tema do II Congresso Nacional de Fisioterapia, que compõe o II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Saúde da Universidade da Amazônia (UNAMA). A programação começou nesta manhã (30) com dois minicursos voltados a inovação tecnológica e que amplia o atendimento na área. As atividades ocorreram nos auditórios do Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Os estudantes e profissionais da área participaram do workshop “O uso de tecnologias na avaliação do corredor”, ministrado pelo doutor em Biomecânica, mestre em Educação Física e especialista em Fisioterapia Esportiva, Reginaldo Fukuchi. Segundo o fisioterapeuta, a cinemática é um dos conceitos fundamentais para a análise dos movimentos por meio das novas tecnologias. “As descrições sobre a avaliação do paciente são feitas por parâmetros cinemáticos do movimento, que apresentam a orientação, velocidade e aceleração do corpo durante o exame”, disse. Durante o minicurso houve demonstração do procedimento com o uso de uma esteira, na qual foram apresentadas ponto a ponto da nova tecnologia.

Outro minicurso ofertado durante a programação foi o de Análise Clínica da marcha no paciente neurológico, que abordou o uso de aplicativos para a análise dos pacientes. A fisioterapeuta Claudiane Fukuchi, que tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Ortopedia e Biomecânica, afirma que esses aplicativos são o futuro da área. “ Hoje é muito comum o uso desses aplicativos, que avaliam, de forma quantitativa, as possíveis alterações dos movimentos das pessoas. Dessa forma, saímos das análises clínicas e procedimentos antigos para uma nova prática fisioterapêutica”, explicou.

A abertura oficial do congresso ocorrerá hoje, às 19h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. O pronunciamento de abertura será feito pelo Dr. Janguiê Diniz, reitor da UNAMA. Em seguida, Tiago Souza, doutor em Saúde Pública e parecerista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Saúde, irá ministrar a conferência magna “Empreendedorismo na área da saúde”. 

 

 

Galeria: 
Demonstração de procedimento com o uso de uma esteiraParticipantes do minicurso “As novas perspectivas no processo de reabilitação”Processo de reabilitação de pacientes teve sala cheia para apresentaçãoClaudiane Fukuchi explica o uso de aplicativos no processo de reabilitação do pacienteReginaldo Fukuchi ministrou aula sobre o uso de tecnologias na avaliação do corredor

Comentários