Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Iniciação Científica: Primeiro passo para carreiras na pesquisa acadêmica

Por: 06/07/2022 - 09:01 - Atualizado em: 08/07/2022 - 08:00
Foto: Pixabay

Por Lara Tôrres

Muitos estudantes nas universidades desejam fazer, após a graduação, cursos de mestrado e doutorado para seguir carreiras acadêmicas, e uma dúvida frequente é por onde começar a mergulhar no universo da pesquisa. 

“Ao ingressar numa iniciação científica, o aluno está, de certa forma, fazendo uma degustação desse ambiente”, disse o professor e coordenador do Programa de Iniciação Científica (PIC) da UNAMA, Mauro Margalho. 

Uma dica valiosa é participar de um Programa de Iniciação Científica (PIBIC), realizando um estudo com auxílio de um professor orientador, durante cerca de um ano. As atividades geram certificados de horas de atividades complementares e servem para dar mais valor ao currículo dos futuros profissionais. 

Outra vantagem de fazer uma iniciação científica é por ser uma excelente forma do estudante se preparar para fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), já que a estrutura dos dois é a mesma. 

Na UNAMA, os estudantes que participam da iniciação científica são orientados por professores com doutorado (concluído ou cursando), realizando a pesquisa de forma voluntária, ou concorrer a bolsas - desde que atenda aos requisitos do edital. 

O estudante pesquisador também pode vincular a iniciação científica a instituições de incentivo à pesquisa, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outros, submetendo o projeto a um processo seletivo. 

O resultado do processo seletivo do PIBIC UNAMA 2022-2023 já foi divulgado. Se você ficou com vontade de fazer uma iniciação científica, use o tempo até a abertura do próximo edital para encontrar um tema e um(a) professor(a) orientador(a) e escrever o projeto da pesquisa que você deseja realizar no próximo ano!  

Comentários