Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Índio fazer barulho?

No Dia do Índio conheça 6 mitos e verdades sobre os povos indígenas
Por: Katarina Bandeira 18/04/2018 - 09:35
É preciso combater a imagem equivocada dos povos originários. Foto: Pixabay
É preciso combater a imagem equivocada dos povos originários. Foto: Pixabay

Ao olhar para a formação da nossa sociedade, atualmente, chega a ser difícil acreditar que toda a extensão continental formada pelas Américas foi, no passado, povoava por milhares de nações indígenas. Antes da chegada dos europeus nossa terra tupiniquim, por exemplo, era uma vasta (e rica) vegetação com povos culturalmente bem diferentes daqueles que chegaram em imensas naus. No Brasil, os índios, como são popularmente chamados os povos originários, foram quase dizimados pelos europeus portugueses, que buscavam mão de obra escrava e barata.

Nesse processo de escravização da população indígena, houve uma tentativa de padronização cultural e religiosa, num esforço de apagamento das línguas e crenças desses povos, fazendo-os assumir as identidades linguísticas e religião brancas e cristãs.

Por conta disso, o brasileiro ainda insiste em associar o povo indígena ao exótico, ao selvagem. É preciso erradicar a ideia de que todo indígena usa um penacho na cabeça, pinta o rosto de vermelho e sai por aí carregando um conjunto de arco e flecha, fazendo barulhos com a boca (quem não lembra da música da Xuxa entoando versos como “índio, fazer barulho”?). Estereotipar um povo apenas ajuda a invisibilizar sua luta, sua cultura e sua história, mas na contramão dessa tentativa de apagamento, eles resistem. Nesse Dia do Índio (19), para ajudar a combater a imagem equivocada dos povos originários, separamos alguns mitos e verdades sobre a história indígena:

Há poucos índios no Brasil

MITO - De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 existiam cerca de 896,9 mil indígenas, no país. É verdade que, desde que Cabral desembarcou na costa brasileira, há mais de 500 anos, a população indigenista chegou a números muito baixos, mas a partir dos anos de 1970 esse número começou a aumentar. Em 1991, eles somavam 294 mil pessoas, em 2000, passaram para 734 mil pessoas, atualmente representam 0,47% da população brasileira, distribuídos em 305 etnias.

Indígenas vivem em ocas

VERDADE - Sim! É verdade! A população indígena que mora em área rural geralmente constroem, coletivamente, suas ocas para moradia. Elas são feitas com uma mão de obra de até 20 pessoas e podem chegar até 40 metros de comprimento. Isso porque, ao contrário do que mostram filmes e livros, a moradia abriga diversas famílias, todas dividindo o mesmo espaço.

Todo índio fala a mesma língua

MITO - De acordo com o último censo do IBGE (2010), foram identificadas 274 línguas indígenas no país. As mais faladas são tikuna, que conta com aproximadamente 34 mil falantes, guarani kaiowá (26,5 mil), kaingang (22 mil), xavante (13,3 mil) e yanomami (12,7 mil).

Índios foram chamados assim porque Cabral achava que o Brasil era a Índia

MITO - Apesar de serem chamadas de Índias Ocidentais, nossas terras não foram descobertas porque Pedro Álvares navegou para o lugar errado. Havia indicações nos mapas portugueses relacionadas a terras que poderiam ser exploradas a oeste, então ele sabia bem que elas não eram a mesma coisa que as Índias. O nome, porém, reflete a visão do colonizador, ao generalizar tudo o que havia fora do continente europeu como indígena.

Índios têm poucos pelos no corpo

VERDADE - A pouca presença de pelos no corpo é originária de uma herança genética, que os povos indígenas das Américas herdaram de seus ancestrais, povos que habitavam o norte e o centro da Ásia. Além disso, estudiosos acreditam que o clima da região ajudou bastante a manter a pele dos índios “lisinha”. Isso porque pelos servem, biologicamente, para ajudar o corpo a se manter quente, mas em um ambiente de temperaturas mais elevadas e úmido, como é do nosso país, isso não seria necessário.

Existe índio falso e índio verdadeiro

MITO - Em 2017 a Fundação Nacional do Índio (Funai), fez uma campanha buscando justamente desmistificar os estereótipos atrelados a população indígena. A ideia era fazer com que as pessoas entendessem que, passados mais de 500 anos desde a colonização, a imagem do índio nu, com corpo todo pintado, usando cocar e vivendo apenas nas florestas já não corresponde à realidade dos diversos povos indígenas. Há populações que vivem tanto nas áreas rurais quanto nas áreas urbanas, com acesso a mesma tecnologia que os outros brasileiros.

 

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!

 

Comentários