Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


III Congresso Multidisciplinar de Saúde tem início abordando humanização no atendimento

Minicursos são ministrados por profissionais locais e nacionais
Assessoria de Comunicação Por: 26/04/2018 - 16:34 - Atualizado em: 27/04/2018 - 15:13

Por: Camille Nascimento 

O III Congresso Multidisciplinar de Saúde, realizado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), iniciou suas atividades na manhã desta quinta-feira (26), com minicursos que trouxeram ao público profissionais locais e nacionais das áreas de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina, Farmácia, Estética, Terapia Ocupacional e Nutrição. Os congressistas tiveram opções variadas de temas, como primeiros socorros no esporte e métodos para alívio da dor duramente o parto.

Os minicursos realizados durante o congresso seguem a mesma temática do evento deste ano, “Humanização em saúde: desafios e os novos cenários”. Professores da UNAMA apresentaram as diferenças de atendimento entre o setor público e o privado, enfatizando a importância de se oferecer ao paciente um atendimento humanizado.

O coordenador do curso de Fisioterapia da universidade, Rodrigo Pereira Corrêa, comentou sobre a grande procura dos participantes para estes minicursos. “Estamos muito felizes em saber que conseguimos reunir neste evento tantas palestras e minicursos interessantes. Destaco o minicurso ‘Primeiros socorros no esporte’, ministrado pelo fisioterapeuta Maurren Mansur, um referencial nacional sobre o assunto, que nos trouxe muitas informações”, avaliou.

A professora do curso de Enfermagem, Halessa Pimental, falou sobre a importância de se discutir neste congresso a questão da humanização do parto, tema que gera discussão e opiniões divergentes. “Tanto nos minicursos, como também nas conferências e mesas-redondas, vamos abordar e esclarecer o que é a humanização do parto. Precisamos alertar que este momento não precisa ser significado de dor na vida de uma mulher. A programação de um Congresso deste nível precisava mesmo ter este espaço de discussão”, reflete.

Entre os outros temas apresentados, estavam os minicursos de “Tecnologia assistiva envolvendo a impressora 3D”, ministrado pelo terapeuta ocupacional Jorge Lopes; “Estratégias nutricionais para hipertrofia muscular”, com a nutricionista Lavoisiana Lacerda; e “Plantão psicológico e os desafios da contemporaneidade”.

O III Congresso Multidisciplinar de Saúde segue até este sábado (28).

 

Galeria: 
O publicou lotou salas e auditórios da UNAMAUm dos minicursos mais procurados foi o de “Primeiros Socorros no Esporte” O fisioterapeuta Mauren Mansur é referencial nacional em Fisioterapia EsportivaA coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU, Lavoisiana Lacerda, falou r sobre “Estratégias nutricionais para hipertrofia muscularA área da Educação Física também foi contemplada, com o minicurso “Musculação aplicada aos hipertensos e diabéticos”, com o professor Alexandre Maia A enfermeira e professora Francilene Belo esteve à frente do minicurso “Simulação realística no cuidado ao paciente traumatizado”A professora Halessa Pimentel levou ao público informações sobre os cuidados humanitários na hora do partoOs cuidados com o recém nascido também foi um tema exploradoA farmacêutica Nássara Mesquita trouxe ao público minicurso voltado para a EstéticaOs alunos apresentaram propostas sobre práticas humanizadas no contexto assistencialA psicóloga Rosane Granzotto falou sobre “O cuidar das clínicas gestálticas”O farmacêutico Kemper Santos abordou o tema da administração e efeitos de medicamentos

Comentários