Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


II Congresso de Psicologia aborda o corpo e imagem na atualidade

Serão debatidos temas que envolvam a inclusão, direitos e práticas inovadoras no ramo
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 30/03/2017 - 16:49
palestrante ensina aos estudantes
Minicursos foram realizados nos auditórios do Hangar Centro de Convenções da Amazônia

Na manhã desta quinta-feira (30), teve início o II Congresso Nacional de Psicologia, que está ligado ao II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Saúde da Universidade da Amazônia (UNAMA). Com o tema “Inclusão, Direitos e Práticas Inovadoras”, a programação do primeiro dia contou com dois minicursos realizados nos auditórios do Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

O minicurso intitulado “Corpo, imagem e sofrimento psíquico” foi ministrado pela doutora em psicologia clínica Joana Novaes, que explica que o corpo é um grande palco de capital no mundo contemporâneo. “Em uma sociedade do espetáculo imagética como a nossa e de ampla e restrita regulação do corpo, as questões que estão relacionadas a um tipo de adoecimento relacionadas com uma insatisfação com a própria aparência viraram um sintoma social”, disse.

“Violência, instituição e exclusão social” foi o tema do minicurso realizado pela doutora em psicologia clínica, Helena Zamora.  “O conceito de instituição deve ser compreendido como uma lógica que rege as atividades humanas e muitas vezes essa lógica depende da cultura de cada pessoa ou grupo. Com isso, ela é tomada como sendo a única e as pessoas tendem a rejeitar a cultura do outro. A gente falou da violência nesse sentido, em que pode ser exercida por qualquer um, inclusive no âmbito do nosso trabalho, na falta de acolhimento do outro, do desrespeito às diferenças, sejam culturais ou sociais”, afirmou.

O pronunciamento de abertura oficial do congresso será realizado hoje, às 19h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, pelo reitor da Unama, Dr. Janguiê Diniz. Seguida com o  doutor em Saúde Pública, e parecerista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Saúde, Tiago Souza, que administrará a conferência “Empreendedorismo na área da saúde”.

Comentários