Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Hoje é o dia do engenheiro, o profissional que constrói a sociedade

Uma das profissões mais antigas do mundo também é, ainda, uma das mais procuradas pelos jovens
Por: Paula Brasileiro 09/12/2016 - 12:28 - Atualizado em: 12/12/2016 - 09:40
Dia do Engenheiro 9 de dezembro
Você já pensou em fazer engenharia?
Eles unem seus conhecimentos matemáticos e científicos à criatividade para construir e aperfeiçoar utilidades como máquinas, materiais, estruturas, aparelhos e até mesmo sistemas e processos. Desde o princípio do mundo, com o surgimento das primeiras civilizações, os homens já fabricavam utensílios e mecanismos para sobreviver ao seu meio e, vem daí, o início da história desta profissão. Os engenheiros são alguns dos responsáveis pelo crescimento e manutenção da  sociedade e, hoje, 11 de dezembro, é celebrado o seu dia.  
 
A área iniciou-se pela Engenharia Civil, mas com o crescimento e desenvolvimento social em todo o mundo, a necessidade da atuação de engenheiros em outros segmentos foi ampliada. Atualmente, são mais de 30 suas especialidades, como mecânica, metalurgia, computação, ambiental e de alimentos, entre outras. No Brasil, a regulamentação do exercício da profissão foi promulgada no dia 11 de dezembro de 1933. Por este motivo, a data foi escolhida como o dia de homenagear seus profissionais. 
 
Para se tornar engenheiro, é preciso graduar-se em curso superior com duração média de cinco anos. Na faculdade, o futuro profissional vai estudar matérias como matemática, química, física e cálculo, entre outras mais específicas, a depender da área de atuação desejada. O curso é um dos mais procurados nas diversas universidades do país e, por ano, saem cerca de 40 mil novos profissionais de todas elas, segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Para a coordenadora das Engenharias da UNAMA, Mariana Lira, a graduação ainda é uma das mais requisitadas por preparar profissionais com amplas habilidades para diversos campos de atuação. 
 
Além disso, apesar do momento econômico difícil atravessado pelo país, esta é ainda uma área que costuma oferecer maiores salários: "Com a crise imobiliária que estamos passando a construção civil, que sempre absorvia mais engenheiros, está cada vez mais escassa, mas ainda absorve grande parte. Cresceram áreas como a docência, segurança do trabalho, estradas e muitos estão buscando também o concurso público", diz. Mariana revela, ainda, que estes profissionais precisam de atualização constante visto que lidam com uma tecnologia que se renova constantemente mas, a recompensa é contribuir para a construção da sociedade e desenvolvimento da humanidade: "Uma das maiores alegrias (da profissão) gira em torno da superação, por exemplo, de construir cada vez mais edifícios mais altos ou trazer melhorias para uma população através da construção de uma estrada ou ponte".  
 
Parabéns a todos os profissionais de Engenharia!

Comentários