Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Higiene bucal previne doenças que afetam dentes e gengivas

UNAMA oferece serviços odontológicos gratuitos no campus Alcindo Cacela
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 11/09/2020 - 10:41
Cartaz da Clínica
Os agendamentos são feitos de forma presencial
A manutenção constante da higiene bucal pode evitar problemas graves nos dentes ou na gengiva. Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ibope mostra uma realidade brasileira: 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias, dentre elas, uma em cada cinco tem entre 25 e 44 anos. Os dados revelam ainda que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente.
 
A saúde do corpo começa pela boca. É o que alerta o coordenador do curso de Odontologia da UNAMA – Universidade da Amazônia, Theo Almeida. “Por estar conectada a vários outros sistemas do nosso organismo – digestivo, nervoso e respiratório, por exemplo –, precisamos tomar bastante cuidado com os aspectos relacionados à saúde bucal. Dentes quebrados ou faltantes, restaurações insatisfatórias e próteses mal adaptadas podem levar a prejuízos na mastigação e, consequentemente, na digestão, sobrecarregando o sistema como um todo”, afirmou.
 
A UNAMA oferece atendimentos gratuitos para a população em geral na Clínica-Escola de Odontologia. O espaço conta com serviços de cirurgia oral, dentística restauradora, odontopediatria, prótese dentária, endodontia e periodontia. Cerca de 30 atendimentos ao dia são realizados, todos seguindo as normas sanitárias de combate ao novo coronavírus.
 
Os serviços mais procurados na clínica são as restaurações e tratamentos de canal e gengiva. O professor ressalta a importância da manutenção da higiene bucal, que traz benefícios para a saúde em geral. “Infecções orais, como abscessos e sangramentos gengivais recorrentes, podem ser a porta de entrada para diversas doenças, algumas delas, inclusive, ocasionando problemas cardíacos”, destacou.
 
A Clínica-Escola de Odontologia da UNAMA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no campus Alcindo Cacela da Universidade. Os agendamentos são feitos de forma presencial. Além dos serviços, alunos e professores realizam atendimentos com consultas individuais semanais e fazem acompanhamentos dos pacientes.

Comentários