Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Gula: fome ou vontade de comer?

Muita gente acredita que comer pode ajudar a aliviar sensações ruins, mas é preciso ter cuidado com essa prática para não virar compulsão
Marcele Lima Por: 27/01/2020 - 19:56
Pixabay
.

A gula é considerada um dos sete pecados capitais, de acordo com os mais conservadores. Na verdade, querer comer a toda hora pode ser indicativo de problemas emocionais, psicológicos, ou simplesmente pela vontade de consumir alimentos desnecessários, segundo especialistas. No Brasil o dia 26 de janeiro é conhecido como o dia para conscientização para o problema, que se não tratado pode evoluir para a compulsão alimentar.

Para o nutricionista esportivo e funcional André Nascimento, a ansiedade pode ser responsabilizada pela gula, já que determinados alimentos desencadeiam sensações de prazer. “Um dos grandes problemas que temos vivido nos últimos anos é a ansiedade. Nesse momento, as pessoas costumam consumir aquele alimento que mais traz prazer. E, geralmente, alimentos são doces, pois aumentam a produção de serotonina, um neurotransmissor que dá uma sensação de bem estar. Mas, isso não é a forma ideal de amenizar problemas. Devemos procurar outras soluções de prazer, entre elas a meditação e atividade física. A única função do alimento é alimentar, ele não pode ser uma fuga para um momento de estresse”, afirma o profissional.

Vale salientar que a rotina, a necessidade de aceitação social e as cobranças pessoais e profissionais fazem com que seja muito mais comum “descontar as frustrações na comida”. Uma solução pode ser a prática de exercícios físicos, atividades de lazer e meditação. “A atividade física auxilia na produção de neurotransmissores, entre eles a endorfina e a serotonina, que nos farão prazer. A meditação também auxilia. Precisamos parar e repensar. O alimento não resolve nossos problemas. Isso pode gerar um quadro de compulsão alimentar. Nesses casos, a busca por um psicólogo especialista em comportamento alimentar ajuda bastante”, orienta o nutricionista André Nascimento.

A compulsão alimentar é um transtorno que pode levar os indivíduos a desenvolverem doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e causar problemas cardíacos. Dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que a obesidade no Brasil vem crescendo. A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018 diz que houve aumento 67,8% nos últimos treze anos no número de pessoas acima do peso, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018. 

E como controlar a vontade de comer? As dicas dos nutricionistas é incluir no cardápio refeições saudáveis, ricas em fibras, como aveia, arroz integral, legumes, frutas e verduras, e proteínas magras, a exemplo dos ovos, aves e peixes. De acordo com André Nascimento os chás também podem ser aliados na tentativa de diminuir a ansiedade. “Camomila, Erva-cidreira e Mulungu são ervas que atuam no sistema nervoso central, trazendo uma sensação de relaxamento e calmaria. Gorduras boas também são ótimas opções, entre elas podemos citar as castanhas de caju, abacate, sementes de girassol. Esses alimentos são fontes de magnésio, um mineral importante para o processo de relaxamento  muscular”, conclui o nutricionista esportivo e funcional.  

 

Comentários