Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Guerra Fria é debatida em IX Simulação da UNAMA

Evento foi promovido pelo curso de Relações Internacionais da Instituição, no campus Ananindeua
Por: Rayanne Bulhões 04/11/2019 - 12:15
IX Simulação da UNAMA
A Simulação de Organismos das Nações Unidas é um projeto nacional que ocorre em várias IES
Simular a mediação de conflitos durante e pós-Guerra Fria é uma das propostas da IX Simulação de Organismos das Nações Unidas (SIONU) 2019, realizada pela UNAMA – Universidade da Amazônia. O evento, promovido pelo curso de Relações Internacionais da Instituição, visa debater o tema e treinar os estudantes, além de mostrar como funciona a proposta de negociação dentro de uma conferência da ONU. A programação aconteceu de 28 a 31 de outubro, no Auditório 1, do campus Ananindeua.
 
A SIONU 2019 teve como tema “Guerra Fria e os anos do Medo: A nova Ordem Mundial”. No primeiro dia de evento, a comissão realizou um simpósio, seguido de conferência magna e apresentação de artigos científicos. Nos demais dias, mais de 150 alunos - de vários semestres – integraram 28 delegações, cada qual representando por um país, sendo esta uma das maiores delegações da história da universidade, e o maior evento de Relações Internacionais do Norte do Brasil.
 
Os acadêmicos iniciaram os trabalhos de pesquisa e levantamento das argumentações dos países envolvidos ainda no primeiro semestre. Além da caracterização, os estudantes buscam dialogar nos idiomas oficiais da ONU: português, inglês, espanhol e francês. Como novidade, cinco delegações foram cedidas para os acadêmicos da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a programação também teve alunos de escolas de ensino médio como ouvintes.
 
Segundo o coordenador do curso de Relações Internacionais da UNAMA, Mário Tito Almeida, o projeto celebra o centenário do papel do internacionalista. “Esta simulação é um marco para o curso, porque carrega um peso dos cem anos da profissão. Os alunos estavam engajados no projeto, abraçando a proposta e esperaram ansiosos pelo evento. Aliás, eles entendem que são o nosso futuro e a importância dessas discussões globais que refletem até hoje, como no conflito na Síria, interesse da Turquia e a guerra do Oriente Médio”, ressaltou.
 
SIONU
 
A Simulação de Organismos das Nações Unidas é um projeto nacional que ocorre em várias instituições de ensino superior que tenham o curso de Relações Internacionais. Tem por objetivo proporcionar um ambiente prático para o exercício da diplomacia entre os alunos e capacitá-los para que, ao sair da universidade, estejam aptos a analisar e propor políticas sobre questões atuais e pertinentes em âmbito mundial.

Comentários