Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Grupo Narramazônia lança seu primeiro e-book

O livro apresenta trabalhos de diversos campos do conhecimento e narrações de práticas sociais e culturais na Amazônia
Assessoria de Comunicação Por: 06/04/2022 - 10:50 - Atualizado em: 07/04/2022 - 10:18

Após quase sete anos de estudos, pesquisas e diálogos, o grupo Narrativas Contemporâneas na Amazônia (Narramazônia) lança o seu primeiro e-book: “Narr’Amazônia: modos de ser e estar no mundo”. A obra é composta por 20 capítulos escritos por 24 autores da UNAMA - Universidade da Amazônia e da Universidade Federal do Pará (UFPA). O lançamento do livro será no dia 08 de abril, às 15h, na UNAMA, campus Alcindo Cacela. A organização da publicação é dos coordenadores do grupo: Alda Costa, Vânia Torres (Ppgcom UFPa) e Paulo Nunes (Ppgclc Unama) 

  

Dividido em dois momentos, o livro apresenta trabalhos interdisciplinares que envolvem diversos campos de conhecimento como, por exemplo, Comunicação, Letras, Literatura e Arte, que fazem uma reflexão crítica por meio de pesquisas sobre a relação das narrativas com as práticas sociais e culturais na Amazônia. A importância das narrativas também é apresentada enquanto processo cultural, de interação comunicativa e experiências vivenciadas no território amazônico. 

  

“A Amazônia, muitas vezes representada de modo equivocado, é menosprezada como espaço de produção de conhecimento. Tivemos a preocupação de ter a Amazônia como provável foco para as discussões, mas não nos limitamos a ela. Assim teóricos como Luiz Gonzaga Motta, Paul Ricoeur, Mircea Eliade, Kátia Canton, Paul Zumthor são levados em conta ao lado dos pesquisadores da UNAMA, Ufpa e Uepa, que produzem conhecimento sobre narrativas”, disse o doutor e professor da UNAMA, Paulo Nunes. 

  

A doutora e professora da UFPA, Alda Costa, diz ainda que a obra busca destacar e traduzir todo o trabalho realizado pelos docentes enquanto pesquisadores. “A partir do livro, dizemos qual é o nosso papel e apresentamos um percentual daquilo que estamos fazendo. A gente tem trabalhado muito para melhorar nossos dados e as pesquisas científicas. Dessa forma, ele também é o fortalecimento da cultura científica na Amazônia”, pontua a docente. 

  

Sobre o Narramazônia 

 

Fundado em 2015, o grupo composto por cerca de 30 integrantes se apresenta como um espaço de reflexões, estudos e pesquisas sobre a formação e circulação de narrativas na sociedade amazônica. Funcionando em parceria entre a UNAMA - Universidade da Amazônia e a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Narramazônia, que é registrado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também faz parte da Rede de Narrativas Midiáticas (Renami), ligada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). 

  

Serviço: 

Lançamento do e-book Narr’Amazônia: modos de ser e estar no mundo 

Data: 08 de abril de 2022 

Hora: 15h 

Local: Auditório D-200 da UNAMA, Campus Alcindo Cacela, nº 287 – Umarizal. 

 

Comentários