Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Grupo de estudos da UNAMA Boa Vista auxilia no desenvolvimento acadêmico

O foco está no aprofundamento dos estudos de aprendizagem e comportamento
Assessoria de Comunicação Por: 24/03/2021 - 15:49
por Ingrid de Oliveira
 
Durante a graduação, organizar uma rotina e utilizar métodos de estudos facilitam o aprendizado e ajudam o estudante em seu desempenho acadêmico. Uma oportunidade para obter esse desenvolvimento é por meio dos grupos de estudo. Um exemplo disso é o grupo de estudos de Psicologia da Faculdade UNAMA Boa Vista. Criado pela coordenadora do curso, Gisele Lirio, e pelo professor Jean Brustolin, ele tem o objetivo de compartilhar conhecimento, dúvidas e promover debates sobre temas vistos em sala.
 
“O grupo de estudos do curso de Psicologia nasceu em virtude da percepção de que muitos dados clínicos e estatísticos que são trabalhados nas disciplinas do curso remetem à realidade de outras regiões do Brasil, não refletindo o contexto de Roraima. Assim, frente à escassez de produção científica na área, desenvolveu-se o grupo de estudos – que está se convertendo em grupo de pesquisa a partir do credenciamento ao CNPQ. Queremos levantar temas de interesse da Psicologia, e criar instrumentos de coleta de dados e posteriores pesquisas, visando a publicação de trabalhos científicos que possam apoiar nossos estudos e a prática profissional do psicólogo no Brasil”, comenta a coordenadora do curso de Psicologia, Gisele Lirio.
 
“É a partir da troca de experiências, nesses grupos, que os estudantes vão encontrando respostas para suas dúvidas. Por isso, é sempre importante que os participantes tenham habilidades diferentes, para que, assim, possam ter uma troca com resultados significativos”, ressalta Gisele.
 
O grupo de estudos em Psicologia da UNAMA Boa Vista está em fase de cadastramento junto ao CNPQ e seu foco está no aprofundamento de estudos sobre comportamento e aprendizagem no contexto da região. “Em razão de Roraima ser um estado mais isolado, dados sobre a população acabam sendo muito difíceis de encontrar. Então é trabalhado no grupo desde a pesquisa científica, escolha de temas, até a criação de instrumentos de coletas de dados para gerar as publicações científicas”, destaca a coordenadora. 
 
No momento, as reuniões acontecem de forma remota e presencial, e contam com 12 alunos que foram escolhidos por meio de um processo seletivo. A busca pelo credenciamento ao CNPQ visa estreitar o contato com os demais pesquisadores do Brasil, isso facilita o financiamento de pesquisas e a buscar por apoio para as demandas que ocorrem no extremo norte do país.
 

Comentários