Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Geek vs Nerd

Entenda as diferenças entre os dois tipos de pessoas, será que você é um deles?
Por: Ruda Braga 08/08/2018 - 11:43 - Atualizado em: 08/08/2018 - 11:51
Imagem mostra um Geek e um Nerd batendo cabeça
Apesar de parecidos Geeks e Nerds possuem várias diferenças
Imagem mostra Geek cantando
Os Geeks têm mais facilidade para socializar
Geeks e Nerds, já ouviu falar? Provavelmente, você estudou com um ou mais deles e é possível que nunca tenha diferenciado entre os dois. No entanto, as expressões são utilizadas para diferenciar pessoas com comportamentos semelhantes, mas não idênticos. Nos dias atuais, com o a popularização da cultura pop e acesso à internet, as denominações ganharam força e muita gente acha que é um ou outro. Está confuso? Nos te ajudamos a identificar a qual grupo você pertence, ou se não pertence a nenhum dos dois.
 
 
NERDS
Os Nerds têm como característica o interesse absoluto por livros, estudos, games, jogos de tabuleiro, ciências e computadores, além da dificuldade de socializar e se relacionar afetivamente. Em regra geral, o Nerd sempre procura pessoas com o mesmo gosto e estilo. Apesar de ser utilizado de maneira positiva, nos dias atuais, o termo “Nerd” surgiu, em 1954, com o objetivo de designar pessoas consideradas esquisitas. O criador da denominação, o escritor, poeta e cartunista americano, Theodor Seuss, fez uma associação entre a lerdeza e peças de roupa listradas (nas cores branca e azul) para pessoas magras. Basicamente, um nerd é um personagem estranho, geralmente magrelo, e com alguns problemas cognitivos para determinados assuntos.
 
Na escolha da profissão, os nerds costumam seguir carreira como cientistas, professores, programadores e engenheiros. Eles também são muito retratados em seriados e filmes, geralmente trabalhando em uma loja de vídeo ou como cientistas. Entre os personagens mais conhecidos estão: Sheldon Cooper (The Big Bang Theory), Velma (Scooby Doo), Spok (Jornada nas Estrelas) e Milhouse (Os Simpsons).
 
GEEKS
A palavra teve o primeiro registro em 1876, como sinônimo de “fool” (bobo) e por volta de 1900 passou a ser usada para definir artistas ambulantes, como acrobatas, trapezistas, entre outros. Em 1990 a expressão voltou à tona para definir pessoas que trabalhavam resolvendo bugs de computador. 
 
Os Geeks se interessam bastante por tecnologia, gadgets, games, computação, códigos, idiomas e cultura pop. Os assuntos mais comentados em um grupo Geek são relacionados as novas tecnologias e o universo dos quadrinhos. Diferente dos Nerds, os Geeks são sociáveis e se envolvem amorosamente com qualquer tipo de pessoa, já na parte profissional eles normalmente escolhem ser Web Developers, Web Designer, Game Designer, Programador, Artista 3D, Empresário e áreas correlatas ao TI.
   
 
GEEKS VS NERDS
Os dois grupos são extremamente focados em um determinado assunto, seja computadores, quadrinhos, filmes de ficção cientifica, tecnologia e outros. A socialização é a principal diferença entre eles, já que os Nerds têm dificuldade e os Geeks, por sua vez, são mais extrovertidos e conseguem se adaptar melhor em qualquer contexto social.
 
Em 2013, uma pesquisa realizada pelo cientista de dados e engenheiro de software, Blurr Settles, evidenciou a diferença entre os dois grupos. Settles, utilizou dados do Twitter relacionados as duas palavras e montou um gráfico. Durante a pesquisa foram analisados 2,6 milhões de tweets com a ajuda de APIs de streaming e de pesquisa da rede social para obter todas as informações necessárias.  
 
O resultado foi um gráfico com as palavras mais relacionadas as duas denominações. Em linhas gerais, Settles concluiu que o termo Geek está relacionado a coisas, enquanto o termo Nerd se mostrou mais próximo de ideias. Palavras como quadrinhos, Instagram, coleções e cosplay estão do lado Geek do gráfico, enquanto termos como seminário, neurociência, física e biologia ficam do lado Nerd.
 
E você? Se identificou com algum grupo? Conta para gente aqui nos comentários.
 
 

Comentários