Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


“Fotografia e Arquitetura” é tema de palestra durante congresso da UNAMA

O fotógrafo belenense Octavio Cardoso vai falar sobre sua experiência profissional e apresentar seus registros urbanos da cidade do Pará
Assessoria de Comunicação Por: 04/09/2017 - 15:34
Imagem mostra lentes de câmera profissional e fotos feitas a partir delas
Atividade acontece durante o 2º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia

Por:  Camille Nascimento 

Dia 30 de setembro, às 10h, no Hangar Centro de Convenções, o fotógrafo paraense Octavio Cardoso estará à frente da palestra “Fotografia e Arquitetura”. A atividade faz parte do tema "Soluções Inovadoras no Espaço Arquitetônico e no Design de Interiores" e está inserida na programação do 2º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, promovido pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Um dos nomes mais marcantes no cenário da fotografia no Pará, Octávio Cardoso tem um percurso profissional diferente e antes do encanto pela arte da fotografia, se formou em Engenharia Civil. “Não sei qual paixão começou primeiro. Na engenharia a gente aprende sobre desenho, geometria e outros elementos que coincidem com os conhecimentos da fotografia”, explica.

O fotógrafo antecipa que quer contribuir com os estudantes e profissionais da área ao mostrar a importância da fotografia para a arquitetura e diz que “ambas atividades lidam com enquadramento, luz, perspectivas”. Além de apresentar a parte teórica, Cardoso vai apresentar séries de fotografias que tem forte relação com o urbanismo da cidade. “Registro a cidade como um todo, como ela se apresenta aos seus habitantes”, acrescenta.

Para outras informações e inscrições no 2º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, os interessados podem acessar o link de eventos da UNAMA: http://sereduc.com/qjQchm.

 

Perfil do palestrante

Octávio Cardoso nasceu em Belém, em 1963. Formado em Engenharia Civil pela UFPA, iniciou seus estudos de fotografia em 1984 com Miguel Chikaoka, participando de oficinas da FotoAtiva. Atuou como repórter-fotográfico entre 1985 e 1986 e como cinegrafista de 1992 a 1995; participou da criação da Agência de Fotografia Kamara-Kó. Ao longo da carreira fez parcerias com outros fotógrafos, como Luiz Braga e Walda Marques.

Atualmente mantém estúdio próprio, trabalhando nas áreas de publicidade, documentação e arquitetura. Possui obras no acervo do MAM do Rio de Janeiro e Museu do Estado do Pará, em Belém. Octávio Cardoso coleciona prêmios por sua fotografia, como o Prêmio Esso, Prêmio Arte Pará, Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, entre outros.

Comentários