Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Fórum debate a doação de órgão e tecidos no Pará

Programação teve objetivo de divulgar o ato de solidariedade e discutir sobre os processos legais da doação
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 08/10/2019 - 09:20
Doação de Órgão
Atividade foi direcionada para profissionais da saúde, acadêmicos, familiares de doadores e transplantados
A UNAMA – Universidade da Amazônia foi sede, nos dias 26 e 27 de setembro, do I Fórum de Doação, Captação e Transplantes de Órgãos e Tecidos do Pará. A programação, promovida pela Central Estadual de Transplantes e parceiros, teve por foco divulgar o ato de solidariedade, bem como discutir sobre os processos legais da doação. A atividade ocorreu no auditório David Mufarrej, do campus Alcindo Cacela.
 
A atividade foi direcionada para profissionais da saúde, acadêmicos, familiares de doadores e transplantados. Nos dois dias de programação, foram apresentados os programas estaduais de incentivo aos transplantes, as notificações dos óbitos para a doação de córnea, rim e pele, além dos indicadores e o trabalho dos profissionais na abordagem familiar. A abertura contou com o secretário estadual de Saúde, Alberto Beltrame, a coordenadora da Central Estadual de Transplante, Ierecê Miranda e a diretora da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará, Belina Soares.
 
O encontro encerrou no dia 27 de setembro, data em que é celebrado o Dia Nacional em Alusão a Doação de Órgãos e Tecidos. Para a coordenadora do curso de enfermagem da UNAMA, Adriana Sá, o evento busca informar e, principalmente, sensibilizar a população para a causa. “O Fórum agrega uma cultura pró-doação. Traz a proposta de incentivar os futuros profissionais de saúde e de outras áreas com o desenvolvimento de uma atitude participativa e multiplicadora do gesto. Nós temos um compromisso social maior e de credibilidade com o programa. A universidade agrega ao evento pesquisas relacionadas ao tema, além de apresentações de trabalhos científicos”, ressalta.
 
Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que, até o final de julho de 2019, foram realizados 137 transplantes de córnea e 37 transplantes de rim. Além do Hospital Ophir Loyola, algumas unidades são referência nesse tipo de procedimento, como o Hospital Saúde da Mulher, o Hospital Universitário Bettina Ferro e a Clínica Cynthia Charone. No interior do Pará, o serviço é oferecido pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, e o Hospital Regional do Araguaia, em Redenção.

Comentários