Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Fonoaudiólogo, o profissional que trata da qualidade de vida através dos cuidados com a voz

Eles atendem de recém-nascidos a idosos e garantem a capacidade comunicativa daqueles que apresentam dificuldades com a linguagem. Neste 9 de dezembro, é comemorado o seu dia
Por: Camilla de Assis 09/12/2016 - 00:00 - Atualizado em: 09/12/2016 - 09:29
Dia do fonoaudiólogo
Os profissionais atuam como reestruturadores da capacidade comunicativa de pessoas
Matéria escrita por: Paula Brasileiro
 
O ser humano tem uma característica específica que o diferencia dos demais animais, a fala. E, embora possa parecer algo natural, falar muitas vezes pode ser um desafio para aqueles que tenham algum problema nesta área, sendo necessária a intervenção de um profissional específico para sanar a dificuldade. O fonoaudiólogo é quem cuida da saúde da voz e o dia 9 de dezembro é dedicado a ele. 
 
Além de lidar com os aspectos da linguagem humana, através dos cuidados com a audição, fala e escrita, os fonos - como são chamados - também tratam da saúde da voz auxiliando aqueles que tenham algum tipo de alteração nas áreas de linguagem, audição, motricidade orofacial e deglutição, ou aperfeiçoando e treinado os que a usam como instrumento de trabalho, como locutores, professores e cantores. A profissão foi regulamentada no Brasil no dia 9 de dezembro de 1981 e a data passou a ser um dia de homenagem aos profissionais desta área.  
 
Este especialista lida, sobretudo, com qualidade de vida. “É um dos maiores objetivos dos indivíduos em acompanhamento fonoaudiológico e, por isso, é essencial para o profissional o respeito à vida humana e os preceitos da ética e cidadania. Para o fonoaudiólogo, é engrandecedor  atuar com o ser humano e ser responsável pela interação deste com a sociedade”, diz Alexandra Negrão, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da UNAMA.  
 
Para Alexandra, ser fono é “dar ao outro um lugar no mundo”: “Falar, ouvir, ler, escrever, pensar, expressar ideias e opiniões.. você .consegue viver sem isso? Ser Fono é promover tudo isso a alguém”, complementa. Ela relembra um dos casos que marcou sua trajetória, quando reabilitou um senhor com sequelas de um AVC: “Após um ano de terapia foi possível observar que o mesmo já mantinha diálogo e pôde retornar ao trabalho. Foi gratificante pra mim como profissional conseguir restabelecer a qualidade de vida desta pessoa, que se tornou capaz não somente de se comunicar com as pessoas, mas também de retornar à vida laboral com dignidade e êxito”. No dia em que diversos profissionais estão celebrando o seu ofício - são cerca de 40 mil em todo o Brasil, segundo o Conselho Federal de Fonoaudiologia - a coordenadora comemora a profissão que escolheu para a vida: “Promover o bem estar e devolver a capacidade comunicativa de uma pessoa é um privilégio."

Comentários