Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Fone de ouvido e surdez: Confira como o uso abusivo pode prejudicar a audição

Os fones de ouvidos são uma boa companhia para os momentos de tédio, porém, o uso excessivo pode causar danos à saúde auditiva
Por: 21/12/2022 - 11:15 - Atualizado em: 21/12/2022 - 12:17
Uso consciente dos fones de ouvidos previne problemas auditivos

 Escrito por Thaynara Andrade

Seja para fugir do tédio enquanto se está em um ônibus lotado, para assistir uma série, escutar um podcast ou acompanhar qualquer outro conteúdo, o uso de fones de ouvido já é um hábito frequente na rotina das pessoas, mas o excesso e mau uso podem gerar prejuízos irreversíveis à saúde auditiva. 

Para entender um pouco mais sobre os perigos do uso excessivo dos fones de ouvidos, seus riscos à saúde e como usar esse acessório da forma correta, conversamos com Elaine Gemaque, Fonoaudiologia, coordenadora e professora do curso de Fonoaudiologia da Unama. Confira:

O uso de fone de ouvido pode causar surdez?

De acordo com a especialista, a utilização incorreta é sim um fator de risco para a perda auditiva, seja em níveis menores ou até mesmo a surdez completa. “O ruído de forma ininterrupta além de causar sintomas extra auditivos, também é capaz de causar surdez. Já temos um grande índice de jovens com perda de audição por uso excessivo de fones de ouvido”, explica Elaine.

Mas afinal, o que seria um uso excessivo? 

“O uso do fone de ouvido pode causar malefícios em situações abusivas, tais como: manter tempo superior ao recomendado, aumentar o volume em ambientes muito barulhentos, utilizar durante o sono, etc. E nesses casos, a lesão auditiva pode se desenvolver”, orienta a fonoaudióloga Elaine Gemaque.

Ou seja, o risco à saúde auditiva neste caso começa, no momento em que o usuário passa a exceder tanto o limite tempo, quanto o volume dos áudios. 

Aprenda a usar adequadamente

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, usar fones de ouvido por mais de 90 minutos por dia pode aumentar a chance de zumbido ou perda da audição em um período de até cinco anos, isso se for utilizado o volume de médio a alto. 

Elaine Gemaque, Fonoaudiologia, coordenadora e professora do curso de Fonoaudiologia da Unama, ressalta que se o som estiver no volume máximo, a estimativa é de que as chances de dano à audição aumentam em 70%.  “É recomendável que o uso do acessório seja entre o intervalo de 30 a 60 minutos diariamente, pois, acima disso, é possível que a exposição contínua às células auriculares possam causar danos no processamento auditivo”.

Sentiu que não está mais ouvindo tão bem? Saiba quando é hora de procurar ajuda!

Assim como outros exames médicos de rotina, marcar uma consulta com um profissional especializado em saúde auditiva é fundamental. A professora da Unama recomenda que as pessoas fiquem atentas aos sinais de dificuldades na audição. 

“É importante procurar um médico, todas as vezes que você perceber dificuldade de compreensão da fala, ou quando estiver falando muito alto, apresentar dificuldade de atenção e concentração, dificuldade de percepção de alguns sons da fala são grande indicativos”, recomenda Gemaque.

Perda irreparável

A audição é um sentido do corpo humano irrecuperável. Por mais que a perda seja leve ou moderada, não é possível voltar ao estado anterior, sendo assim, todo cuidado para reduzir os danos é imprescindível.  “Uma vez que você perde audição por ruído intenso não há como recuperar a audição, portanto não há tratamento”, alerta a profissional. 

Gostou do assunto? A fonoaudiologia é uma área de extrema importância não só para os cuidados da audição, mas também para o tratamento de pessoas com diferentes problemas na comunicação. Na Unama você tem esssa formação completa, com os melhores professores da área e com excelentes opções e facilidades de pagamento! Além disso, você pode conferir as formas de ingresso. Clique aqui e confira!

 

Comentários