Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Fluxo migratório venezuelano em Belém é debatido na ONU

UNAMA é a única universidade do Norte a participar da conferência
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 27/08/2020 - 10:46
Logo da UNAMA
UNAMA tem grupo de pesquisa em Direito Internacional
Segundo a Organizações das Nações Unidas (ONU), o Direito Internacional define as responsabilidades legais dos Estados em sua conduta uns com os outros e o tratamento dos indivíduos dentro das suas fronteiras. A criminalidade internacional, os refugiados, a migração e problemas de nacionalidade são alguns dos assuntos pautados pela temática. Os estudos relacionados à área são desenvolvidos e debatidos na região Norte por mestres e doutores.  
 
A professora da UNAMA - Universidade da Amazônia e coordenadora do Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais da UNAMA, Carla Noura, ministrará a palestra “Crianças em movimento: reflexões sobre o fluxo migratório venezuelano de Pacaraima (RR) a Belém (PA)”, em conferência promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). A apresentação será nesta quinta-feira (27), no site da organização.  
 
A videoconferência “Justiça global, Direitos Humanos e prevenção ao crime” é uma parceria entre o UNODC, a UNAMA, a Universidade Federal do Maranhão, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Faculdade de Direito de Vitória. A iniciativa irá discutir temas relacionados com Integridade e Ética, Cibercriminalidade, Crime organizado, Contra-terrorismo, Anticorrupção, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico Ilícito de Migrantes.   
 
A professora afirma que os alunos do mestrado terão a oportunidade de cursar uma disciplina originária da iniciativa do evento. “Estamos projetando uma disciplina de 30h na pós-graduação de Direitos Fundamentais da UNAMA que serão recortes da ‘Education for Justice’ (Educação para Justiça, em tradução livre), a qual estamos participando com a ONU. O material didático é composto por estudos do mundo todo”, explicou.  
 
Direito Internacional para o século 21
 
O Programa de Pós-Graduação em Direitos Fundamentais da UNAMA levanta essas e outras questões com produção científica por meio do “Grupo de Pesquisa em Direito Internacional para o século 21”, criado em 2017. Os estudos envolvem as seguintes linhas do Direito Internacional: Público, Privado, Direitos Humanos, Constitucional e do Trabalho. “O grupo trabalha com a produção de vários artigos científicos que estão em estruturação, transformado em uma grande publicação da Universidade, como resultado do primeiro projeto com o estudo do Direito Internacional com os seus fundamentos e institutos no primeiro triênio de funcionamento”, afirmou a professora.  
 
O objetivo da pesquisa está voltado para o desenvolvimento de um Direito Internacional socioambiental, buscando uma pesquisa em rede, alinhando com discussões sobre a influência do Direito Internacional na produção de normas no cenário brasileiro. A pesquisa envolve alunos de mestrado e graduação em Direito da UNAMA Alcindo Cacela e Parque Shopping.

Comentários