Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Fisioterapia desportiva: a importância de tratar e prevenir

Especialização foca na prevenção de lesões e no tratamento de atletas amadores e profissionais
Por: Katarina Bandeira 23/01/2018 - 10:07 - Atualizado em: 23/01/2018 - 10:19
Especialista aborda a recuperação específica do paciente praticante de esportes. Foto: Freepik
Especialista aborda a recuperação específica do paciente praticante de esportes. Foto: Freepik

Quem pratica esportes regularmente está sujeito a sofrer eventuais lesões, durante a realização dos exercícios. Elas podem acontecer por falta de um aquecimento correto ou mesmo em situações em que o atleta (profissional ou amador), exagera na intensidade das atividades. Mas, diferente das lesões usuais, as desportivas exigem um cuidado diferenciado na hora do tratamento. É aí que entra o fisioterapeuta desportivo, especialista que aborda a recuperação específica do paciente praticante de esportes, levando em consideração as demandas funcionais para o retorno à atividade.

Foto: Elen Carvalho/Cortesia

Fisioterapia x Fisioterapia desportiva

Se você tem interesse na área saiba que primeiro é preciso ser formado em Fisioterapia para depois procurar a especialização. De acordo com o fisioterapeuta Pedro Gomes, a diferença entre as duas áreas está, basicamente, no tipo de paciente. “Atletas precisam ser tratados de forma diferente pois, normalmente, quando uma lesão se instala junto a ela, vem uma série de cobranças e prazos que precisamos bater o mais rápido possível e com a segurança de que a lesão estará controlada. Na Fisioterapia traumatológica tradicional não precisamos trabalhar com essa pressão o que torna as coisas um pouco mais simples”, explica.  

No curso, são ensinados os fundamentos para entendimento da fisiologia do exercício, além de técnicas que auxiliam no treinamento e na performance de cada paciente. “Nós cuidamos desde as ações preventivas, feitas ao longo da temporada em que o esportista estará em ação, até o acompanhamento nos jogos e competições, auxiliando sua recuperação após as partidas e no tratamento das lesões”, conta Pedro.

Prevenir e tratar

O tratamento fisioterapêutico tem como objetivo recuperar a flexibilidade, a força muscular,  a estabilidade da área lesada e eliminar a dor. Mas, apesar do profissional está ligado diretamente ao tratamento das lesões, o mais indicado é trabalhar na prevenção, para que os atletas não precisem se afastar de suas atividades.

“A prevenção de lesões envolve uma série de medidas que incluem desde um aquecimento voltado para musculaturas que serão mais exigidas até o acompanhamento dos treinos, utilizando correções em gestos que possam ocasionar lesões. Geralmente, há uma equipe multidisciplinar que realiza avaliações constantes para saber quais são as áreas que mais necessitam de ajustes, bem como o acompanhamento individual de cada um” diz o fisioterapeuta.

A importância da pós graduação

Pedro ressalta que a especialização é ainda mais necessária para preparar o profissional para os desafios de tratar um paciente que necessita de uma recuperação mais rápida.   “A pós graduação na área te faz olhar o atleta (seja amador ou profissional) de uma forma diferente. Te faz pensar como alguém que precisa evitar lesões e caso elas aconteçam que você seja capaz de decifrar o mais rápido possível e saiba como tratar da forma mais rápida e eficiente. Nos ensina, também, a correlacionar as lesões mais comuns seja por modalidade esportiva praticada ou pelo segmento corporal que ela costuma aparecer e todo aparato necessário para evitar que  aconteçam e caso apareçam, que saibamos as melhores formas de obter um ótimo resultado no tratamento”, finaliza.

 

Se interessou pelo curso? Faça pós-graduação em  Fisioterapia traumato-ortopédica desportiva  na UNAMA!

 

Comentários