Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Filhote de Peixe-boi é resgatado pelo ZOOUNAMA

Com a cheia dos rios Tapajós e Amazonas aumenta o número da pesca do animal adulto, o que deixa os filhotes órfãos
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 08/05/2017 - 17:56
Imagem mostra peixe-boi na piscina de resgate
Todos os animais mantidos pelo projeto ficam em piscinas artificiais adequadas ao tratamento

No último sábado (05), o Zoológico da UNAMA (ZOOUNAMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), resgatou um filhote de Peixe-boi encontrado por ribeirinhos na comunidade de Pixuna do Tapará, que fica à margem esquerda do rio Amazonas, região de várzea do município de Santarém, no Oeste do Pará. 

O animal é uma fêmea de 98 cm e 13,9 kg e foi resgatado sem ferimentos e com vestígios de cordão umbilical. Segundo Jairo Moura, médico veterinário que acompanhou o salvamento, devido a pesca constante dos animais adultos, os filhotes tendem a ficar órfãos. “Foi detectado que este espécime está com vestígios de cordão umbilical e nós vamos dar todo o tratamento para que não sofra qualquer problema em sua alimentação. Vale ressaltar que esse animal está ameaçado de extinção e sua função é de controlar o crescimento das plantas aquáticas na Amazônia, por isso a importância do resgate dos filhotes” explica.

O ZOOUNAMA, é o único local no estado do Pará que realiza atualmente trabalhos de reintrodução de filhotes órfãos de Peixe-boi. Desde 2008 o zoológico já salvou mais de 90 mamíferos feridos na região amazônica. Todos os animais mantidos pelo projeto recebem um tratamento especial e ficam em piscinas artificiais adequadas ao tratamento de reabilitação, além de receberem acompanhamento 24 horas por profissionais altamente qualificados entre biólogos, veterinários e tratadores de animais.  

O projeto também conta com o apoio de uma segunda base localizada na comunidade Igarapé do Costa, relacionada ao estágio final da reintrodução dos Peixes-boi. A base é composta por piscinas naturais, feitas diretamente nos afluentes do rio Amazonas e com uma estrutura totalmente adaptável para dar ao animal melhores condições para reabilitação. 

 

Comentários