Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Filhote de peixe-boi é resgatado pela população e levado para o Zoológico da UNAMA

O animal foi encontrado por moradores na manhã de hoje (24) e está em observação
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 24/01/2019 - 17:31
Imagem mostra o animal resgatado
O peixe-boi é um mamífero aquático, endêmico da bacia Amazônica e que precisa de cuidados especiais quando é resgatado

Um filhote recém-nascido de peixe-boi foi resgatado por moradores da comunidade São Tomé da RESEX Tapajós – Arapiuns, em Santarém, e levado para cuidados especiais no Zoológico da UNAMA -Centro Universitário da Amazônia, na manhã de hoje (24). O animal foi encontrado boiando em um rio próximo da comunidade, sem ferimentos e provavelmente perdido da mãe. O filhote tem 83 cm e pesa um pouco mais de nove quilos. 

Ao receber o peixe-boi, a médica veterinária Ianny Posiadlo, fez a avaliação clínica do animal e agora o mantém em observação. “O filhote não apresenta ferimentos, está em bom estado nutricional e agora está em fase de observação pela equipe técnica para saber se ele consegue se adaptar ao cativeiro”, explicou. 

O animal se juntará aos 33 peixes-boi que já se encontram em adaptação no Zoounama e que também foram resgatados em outras situações. “É bem comum encontrar esses animais presos em redes de pesca e/ou debilitados. Orientamos que ao ver esse tipo de animal em situações parecidas, o ideal é mantê-lo em um local com água e acionar os órgãos ambientais”, explica.

Os moradores da região mantiveram o filhote em uma caixa d’água e deram leite comum para que o animal pudesse sobreviver nos primeiros momentos. Depois o levaram em uma embarcação até a cidade de Santarém. A médica conta que é comum encontrar peixe-boi nesta cidade, principalmente nas regiões dos rios Amazonas e Tapajós.

 “O peixe-boi é um mamífero aquático, endêmico da bacia Amazônica e que precisa de cuidados especiais quando é resgatado. Por isso, o zoológico, que é o único local do Estado que trabalha com reabilitação, apresenta uma equipe técnica de tratadores, Biólogos e Médicos Veterinários que possam analisar exatamente o estado de saúde do animal e a melhor forma de cuidá-los até a fase adulta”, finalizou a veterinária.

 

Comentários