Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Férias: Saiba como filmes e séries podem te ajudar a escolher o curso universitário

Momentos de diversão podem ser usados para mergulhar no dia a dia de uma área profissional e quem sabe assim, descobrir uma vocação
Por: 05/01/2023 - 14:49
Reprodução/Instagram

Escrito por: Thaynara Andrade

Quem nunca ouviu falar sobre Grey 's Anatomy ou Suits? As séries e filmes, que tem como enredo as vivências no ambiente de trabalho, são um grande sucesso entre os telespectadores que adoram compartilhar das aventuras profissionais dos seus personagens favoritos.

Essas produções cinematográficas, além de entretenimento, também podem servir como inspiração para as pessoas que estão em período de descoberta profissional. Elas podem conhecer a rotina de certa área de atuação, bem como os desafios enfrentados por esses profissionais. 

De acordo com Ana Chauvet, que é CEO de recrutamento e seleção da I9hunter, as séries e filmes podem ser uma fonte inspiração, mesmo que lúdica, para que os estudantes descubram alguma familiaridade com áreas profissionais.

“Existem muitas formas de conhecermos as profissões e uma delas é assistir filmes e séries que retratam o dia a dia corporativo.  Sem dúvida, essas produções podem ser inspirações e podem servir de porta para grandes curiosidades sobre determinadas áreas, no entanto é preciso ter cuidado pois filmes podem ter doses de ficção e podem trazer exageros sobre determinados papéis assumidos na realidade”, explica.

Para fazer uma boa escolha de uma profissão, a especialista ainda recomenda que após identificar um filme que inspira e uma carreira que brilha os olhos, se comece a ler sobre ela. “O estudo sobre a carreira irá esclarecer inúmeras dúvidas iniciais como: o que eu irei aprender, quais são as principais matérias, quais são as possíveis carreira que poderei seguir, quais são os desafios”.

A especialista em RH, também destaca que é importante conversar com profissionais da área para conhecer mais a profissão, além de realizar testes. “Uma dica que eu daria para os jovens é aplicar um teste vocacional e entender quais são suas aptidões. Além disso, um teste comportamental também ajuda a entender seus talentos, seu pontos fracos, ambiente de trabalho que mais faz sentido, entre outros fatores que irão aprofundar seu perfil profissional”, finaliza. 

Está interessado em iniciar uma graduação ou especialização? Na UNAMA você encontra cursos para diferentes perfis profissionais e áreas de atuação no mercado de trabalho. Clique aqui para saber mais!

Comentários