Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Exposição itinerante alerta sobre o tabagismo no Brasil

23 painéis fotográficos estarão no hall de entrada do campus Alcindo Cacela.
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 10/02/2017 - 09:24
Exposição itinerante trata sobre a história do tabagismo no país
Exposição itinerante trata sobre a história do tabagismo no país
Após a publicação de numerosas evidências científicas, não restam mais dúvidas sobre os prejuízos do tabaco à saúde. Com mais de 4.700 substâncias tóxicas, o cigarro causa dependência e uma série de problemas, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, além do envelhecimento precoce. Para marcar a importância de discutir sobre este tema, o Núcleo de Responsabilidade Social da Universidade da Amazônia (UNAMA), a convite da Secretaria de Estado e Saúde Pública (SESPA), organiza uma exposição itinerante que trata sobre a história do tabagismo no país, com o título “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória”.
 
A exposição estará nos campi Alcindo Cacela e Senador Lemos, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, no hall de entrada das instituições. São 23 painéis fotográficos que serão monitorados em visitas guiadas nos três turnos; por estudantes de todos os Centros Acadêmicos da UNAMA.
 
Os painéis apresentam cartazes de cinema e campanhas publicitárias com o objetivo de seduzir as pessoas a consumirem cigarros. Também mostram os grandes esforços dos órgãos governamentais e veículos midiáticos no sentindo de alertar sobre os malefícios do mesmo, fazendo com que o Brasil avance no controle do tabaco. 
 
De acordo com a representante do Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA, Rachel Abreu, a exposição traz um momento de reflexão para os alunos, “nós seremos a primeira instituição visitada pela secretaria. A exposição irá percorrer várias outras instituições, mas escolheu priorizar a Universidade, além de proporcionar dados atualizados sobre o tabagismo no país, além de levar informação para toda a comunidade acadêmica”, salientou. 
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema); 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado); 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).  
 
Serviço:
Exposição: “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória”
Data:13 e 17 de fevereiro
Local: Campus Alcindo Cacela, localizado na Av. Alcindo Cacela, 287 - Umarizal, Belém e campus Senador Lemos, localizado na Avenida Senador Lemos, 2809, Sacramenta, Belém. 
 

Comentários