Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Estudo sobre ecologia de lagarto será apresentado em Congresso Nacional

A pesquisa foi desenvolvida durante 2 anos em área da Savana Amazônica por acâdemico da Faculdade da Amazônia
Assessoria de Imprensa Por: Lana Mota 25/07/2017 - 09:26
O acadêmico Lourival Neto
O acadêmico Lourival Neto
Lourival Baia de Vasconcelos Neto, de 23 anos, acadêmico do 7° período de Ciências Biológicas da Faculdade da Amazônia – UNAMA, desenvolveu um projeto sobre a história natural do lagarto Tropidurus oreadicus, sob orientação dos docentes Hipócrates Chalkidis e Lorena Coelho com auxílio de colaboradores externos.  O projeto rendeu dois artigos intitulados “Aspectos Reprodutivos e Dimorfismo Sexual do Lagarto Tropidurus oreadicus em área de Savana Amazônica” e “Variação na Dieta e Padrões de Utilização do Habitat por Tropidurus oreadicus”.
 
Os trabalhos serão apresentados pelo estudante em agosto, no 8° Congresso Brasileiro de Herpetologia em Campo Grande – MS.  De acordo com o pesquisador, Lourival Neto, a pesquisa evidenciou diferenças significativas em relação a ecologia desses animais na Amazônia. “Com base nos resultados podemos assumir que ocorrem variações em alguns aspectos da ecologia do Tropidurus oreadicus ao longo da sua paisagem adaptativa, reforçando a ideia de que as espécies desse gênero possuem ampla plasticidade ecológica”, explica.
 
As coletas dos lagartos ocorreram no período de sei meses, sendo três meses durante o inverno amazônico e três meses no verão, em uma região de savana na comunidade de Paracari, município de Monte Alegre, PA. A iniciativa de trabalhar com esse tipo de lagarto surgiu pela necessidade de desenvolver projetos científicos na fauna local, ou seja, analisar os aspectos da ecologia dessa espécie em savana amazônica.
 
Sobre o lagarto Tropidurus oreadicus
 
Tropidurus oreadicus é uma espécie de réptil com distribuição restrita ao Brasil, podendo ser encontrada principalmente nas regiões da Amazônia e do Cerrado. Essa espécie possui como habitat preferencial rochas, areia, cercas, paredes caseiras entre outros. Sua dieta é generalista, sendo composta por artrópodes e material vegetal.
 

Comentários