Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Estudantes de Fortaleza e Santarém vencem o Osga 2022

Representantes da UNINASSAU e UNAMA foram os destaques da grande Festival de vídeos universitários, que aconteceu no Recife
Assessoria de Comunicação Por: 11/11/2022 - 11:41
Por Paulo Feijó
 
Os estudantes Ítalo Rodrigues e Núbia Pereira, da UNINASSAU Fortaleza-CE e UNAMA Santarém-PA, respectivamente, foram os grandes destaques da final do Festival Osga de Vídeos Universitários, realizado na noite da última quarta-feira (09), no Recife. Os discentes garantiram o troféu de melhor Curta de Ficção e melhor Minidocumentário.
 
Pela primeira vez, o Festival Osga, que é referência na região norte do Brasil, abriu inscrições para instituições em do país. No total, a premiação contou com 180 vídeos inscritos e 900 estudantes. Após as fases regionais, seis vídeos foram escolhidos para disputar a grande final, que aconteceu no auditório Roque de Brito da UNINASSAU Recife.
 
“Realmente é um ano especial, porque pudemos ampliar esse projeto para todo o Brasil e alcançar também todas as nossas Instituições de Ensino Superior”, destaca Simone Bérgamo, diretora Acadêmica do Ser Educacional. “Eu gosto muito de dizer que, dentro de sala de aula, buscamos metodologias disruptivas, mas alcançar fora da sala de aula, com um projeto como este, é garantir que o aluno trabalhe competências e habilidades diversas”, complementa. 
 
Os indicados na categoria de Minidocumentário foram: “Me chame pelo nome”, produzido por estudantes da UNINASSAU Maceió-AL; “O Caboclo”, de alunos da UNINASSAU Parnaíba-PI; e “Peixe-boi da Amazônia”, realizado pelos estudantes da UNAMA Santarém-PA. Já os indicados na categoria Curta de Ficção foram: “Intoxigata”, dos alunos da UNINASSAU Cacoal-RO; “No limite”, produzido por estudantes da UNINASSAU Juazeiro do Norte-CE; e “Cicatriz”, realizado pelos alunos da UNINASSAU Fortaleza-CE. 
 
Além dos representantes de cada grupo finalista, a cerimônia de premiação contou com diretores, professores, estudantes e coordenadores das Instituições mantidas pelo grupo Ser Educacional, além de convidados e o público externo. No fim, os vencedores foram Peixe-boi-da-Amazônia, na categoria Minidocumentário, e Cicatriz, na categoria Curta de Ficção.
 
“‘Cicatriz’ fala sobre crise de ansiedade. Eu queria abordar temas mais profundos, trazendo a causa desse grande mal que temos na sociedade e mostrar que isso pode ser tratado. Levar esse troféu para Fortaleza é de grande importância para mim e para minha carreira”, destaca Ítalo Rodrigues, representante da equipe vencedora do Curta de Ficção.
 
Já Núbia Pereira, que representou o grupo vencedor na categoria Minidocumentário com “Peixe-boi-da-Amazônia”, destacou a importância do prêmio e, principalmente, do trabalho realizado. “Meu coração é só gratidão”, destacou. “No filme, retratamos o trabalho belíssimo e gigantesco desenvolvido pela UNAMA de Santarém, e que o Brasil e o mundo precisam conhecer. Também é uma forma de chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente”, finalizou.
 
Sistema Ubíqua
 
A professora Simone Bérgamo ainda destacou que as produções ficarão disponíveis nas plataformas de streaming do Grupo. “Como o Osga faz parte de um dos hubs do Sistema de Aprendizagem Ubíqua, essas produções vão integrar as plataformas de streaming das unidades do Ser Educacional em todo o Brasil. Nas trilhas de aprendizagem do Sistema Ubíqua são desenvolvidas habilidades e atitudes fundamentais para atuação profissional e cidadã. Metodologias disruptivas aplicadas em disciplinas de todas as áreas nas unidades do Grupo articulam conhecimentos, proporcionam experiências imersivas e permitem a personalização do aprendizado, resultando em autonomia e ousadia para empreender”, finalizou Simone.

Comentários