Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Especialista alerta para os cuidados com a postura durante home office

Ambiente ideal deve ser iluminado e com boa ventilação para trabalhar em casa
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 06/04/2020 - 14:28 - Atualizado em: 07/04/2020 - 09:00
Imagem mostra mulher com dor nas costas
A pandemia do Covid-19 impôs uma nova rotina para diversas empresas a partir das recomendações governamentais de quarentena: o home office. Esse cenário traz à tona a preocupação com a postura e o ambiente onde são desenvolvidas as atividades. Especialistas alertam que é necessário observar a ergonomia, condições do ambiente doméstico e equipamentos utilizados.
 
Segundo o professor do curso de Fisioterapia da UNAMA, José Furtado Júnior, o ambiente ideal deve ser iluminado, com boa ventilação e um espaço suficiente para montagem dos equipamentos e materiais do trabalho. “A mesa precisa ter espaço suficiente para acomodar as pernas do trabalhador, cadeiras com apoio de braços e apoio de costas adaptáveis a altura da pessoa, giratória e com regulagem de altura”, explicou.
 
O professor alerta sobre o desenvolvimento de LER (Lesões por Esforço Repetitivo), síndrome que inclui sintomas como dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular e redução na amplitude do movimento.  “Uma forma de prevenir é usar um suporte ou apoio estofado para a região do punho junto a mesa”, afirmou.
 
Para evitar transtornos, a dica é fazer sempre uma pausa durante as atividades, de acordo com o professor. “A cada 50 minutos de trabalho é interessante se levantar e fazer alongamentos para os músculos dos membros superiores, para a coluna cervical e lombar. Assim, podemos prevenir problemas futuros por conta do trabalho”, concluiu.

Comentários