Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Encontro discute aprendizagem na Amazônia Afro-brasileira

Grupo de pesquisa da UNAMA promove o primeiro debate na próxima sexta-feira (28)
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 25/05/2021 - 08:00 - Atualizado em: 26/05/2021 - 09:00

A construção do corpo como identidade e as realidades e vivências educacionais em quilombos da Amazônia estão em foco durante palestras promovidas pelo grupo de estudo e pesquisa Arte, Imagem e Cultura, que faz parte do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA-Universidade da Amazônia. O primeiro encontro irá ocorrer na próxima sexta-feira (28), às 17h, de forma on-line e abordará a “Produção de Conhecimento e Aprendizagem na Amazônia Afro-brasileira”.  

O debate contará com a participação da professora do curso de Pedagogia da UNAMA, Ana D’Arc, e da artista e pesquisadora, Ceci Bandeira. A mesa redonda também terá a mediação dos professores da UNAMA e coordenadores do Grupo Arte, Imagem e Cultura, Jorge Eiró e Mariano Klautau Filho. 

De acordo com o coordenador do grupo de pesquisa, Mariano Klautau, os debates são amostras de pesquisas que promovem uma reflexão sobre trajetórias artísticas e compartilhamento de ideias. “Teremos duas apresentações importantes, que conversam entre si, sobre as realidades e vivências educacionais em quilombos na Amazônia, privilegiando o saber quilombola na sua diversidade e processo de autorreconhecimento, como ressalta a professora Ana D'Arc. Além disso, teremos a poética política de Zélia Amador, artista e professora que será apresentada por Ceci Bandeiram, como forma de pensar a construção do corpo como identidade. Fica o convite para esse debate importante que irá reunir duas pesquisadoras de diferentes gerações”, afirmou o professor.

O grupo de pesquisa promove, até dezembro deste ano, encontros, debates e leituras sistemáticas sobre imagem em todo seu alcance cultural e manifestação artística.  Além de realizar os seminários, as programações contam com a participação de artistas e pesquisadores em arte, assim como promove encontros-visita às exposições de artes e mostras de acervos referentes ao universo temático proposto pelo grupo. A participação é gratuita e aberta ao público interessado. 

Comentários