Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Empreendedorismo na medicina veterinária. Saiba como começar

O médico veterinário tem buscado alternativas para crescer também no mundo empresarial
Por: 12/12/2022 - 16:35 - Atualizado em: 12/12/2022 - 17:36
É possível empreender na medicina veterinária. Foto: Freepik
A veterinária Ellen Eguchi trabalha de forma autônoma com animais silvestres. Foto: Acervo Pessoal

Escrito por: Gustavo Arland 

 

 

O mundo do trabalho tem sofrido grandes transformações, seja nos postos de trabalho, nas funções exercidas e nas formas de se trabalhar. O mercado está em constante mudança e isso não é diferente na medicina veterinária. Os profissionais da área procuram cada vez mais inovar para se manter cada vez mais relevantes e proporcionar serviços de qualidade no cuidado com os animais. 

 

O empreendedorismo também chegou neste mundo e o(a) veterinário(a) deve buscar constantemente acompanhar a mudança nos hábitos do consumidor na contratação de serviços não só para os pets, como para os animais em geral. 

 

 

O início no empreendedorismo e a busca pela diferenciação no mercado 

 

Começar a empreender, seja em qualquer área, é desafiador. Tomar a decisão de andar com as próprias pernas no mundo profissional exige muita dedicação, resiliência e capacitação. A veterinária e professora de medicina veterinária da UNAMA, Ellen Eguchi, diz que para empreender, o profissional precisa estar em constante busca pelo conhecimento e se capacitar. 

 

“Para iniciar no empreendedorismo, é importante - em conjunto com o curso de veterinária - o aluno procurar cursos livres, seja no Sebrae ou na Associação dos Hospitais Veterinários do Brasil para assim, encontrar formas de se encaixar no mercado empreendedor”. Diz Ellen. 

 

Nos dias de hoje, o profissional pode trabalhar de forma autônoma e começar a empreender em diversas áreas. A Prof. Ellen diz que hoje, o profissional pode se especializar e oferecer serviços específicos. 

 

“A gente vive a era das especialidades. Há 20 anos, o veterinário saía da graduação como generalista. Hoje, existem profissionais específicos como por exemplo: cardiologista veterinário, oftalmologista veterinário… a especialidade já torna esse indivíduo diferenciado perante aos outros”. 

 

 

Conhecimento para se manter no mundo empresarial 

 

Para estar no mundo do empreendedorismo, o médico veterinário precisa ter algumas habilidades que são exigidas pelo mercado, como por exemplo: criatividade, olhar crítico para a melhoria do serviço e autogerenciamento. Para Ellen, é importante o profissional ter uma boa noção de gestão.

 

“O conhecimento em empreendedorismo está diretamente relacionado à saúde financeira do médico. Seja para ser um microempreendedor individual ou até para montar uma empresa. Então, quando se tem esse conhecimento em gestão, ele consegue gerenciar muito melhor e ter saúde financeira e sucesso na carreira”. 

Ellen, além de professora, também trabalha como autônoma. Ela diz que está havendo um crescimento na procura de serviços à domicílio, o que pode ser um caminho a ser seguido pelo veterinário empreendedor. 

 

“Hoje, existe uma crescente em veterinários de domicílio. É muito estressante para alguns animais sair de casa, alguns animais vivem presos ou não gostam de sair de casa. Então, existe um crescimento do profissional autônomo nesta parte de atendimento domiciliar. Daí sim, o médico já pode começar a trabalhar como profissional liberal e ter uma carreira brilhante”. Conclui Ellen. 

 

 

 

Você ama animais? Que tal começar a sua carreira como veterinário? Aqui na UNAMA, oferecemos curso de bacharel em medicina veterinária tanto no modo presencial, quanto no modelo EAD. Agende seu vestibular programado e dê início ao seu sonho. Para mais informações, acesse nosso site https://www.unama.br/institucional/nacional

 

 

Comentários