Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Educador deve se reinventar para o futuro

Especialistas discutem que metodologias de ensino passam por reformulações definitivas
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 05/08/2020 - 14:34
Educação no futuro
Pedagoga destaca que o professor também precisa cuidar da sua saúde mental
Os desafios são muitos para os profissionais da educação. O mundo está se adaptando a uma nova realidade no qual a covid-19 ainda não tem cura e que muito provavelmente nada será como antes. No Dia Nacional dos Profissionais de Educação, celebrado quinta-feira (6), especialistas comentam que a pandemia trouxe inúmeras incertezas para o ensino e reformulou metodologias.   
 
A coordenadora do curso de Pedagogia da UNAMA - Universidade da Amazônia, Terezinha Barbagelata, acredita que o educador tem muitos desafios e que é preciso ter um plano de contingência nesses casos. “O profissional precisa de planejamento e procurar por novos métodos de ensino a partir das tecnologias, no qual é a base do ensino remoto. É necessário se reinventar em sala, trazendo novas formas de aprendizagem. A ideia é procurar outras metodologias para trabalhar o seu conteúdo de forma que atraia a atenção do aluno em frente a tela do computador”, afirmou.    
 
A coordenadora destaca que o professor também precisa cuidar da sua saúde mental. “O profissional precisa ter equilíbrio em todos os âmbitos de sua vida para garantir a saúde mental dele próprio e também dos alunos. Não há uma receita pronta, existem tentativas de melhorar e buscar novas formas de se relacionar nessa configuração, mas é essencial que o educador esteja atento às mudanças e sempre se manter atualizado”, revelou.   
 
O processo de ensino e aprendizagem se transforma. É o que acredita o coordenador de mídias da UNAMA e do curso de Comunicação Social, Mário Camarão.  “O profissional precisa desenvolver novas habilidades diante das transformações que estamos vivendo. Hoje é necessário que o educador esteja familiarizado com as ferramentas digitais e comunicacionais, que vai desde a tela do computador até saber ministrar aula e um estúdio de gravação. Aqui na Universidade nós temos essa oportunidade na nossa própria estrutura de gravação, no qual os professores conseguiram se adaptar rapidamente ao ensino remoto”, concluiu o professor.  

Comentários