Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Economizar para não faltar em 2020

Planejamento financeiro no fim de ano é a chave para entrar 2020 com dinheiro no bolso
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 10/12/2019 - 11:15
Economia doméstica
Fazer o registro de todos os gastos é um começo
As festas de fim de ano são marcadas por momentos de confraternizações, viagens e diversão. Mas o bolso do consumidor aperta quando tudo isso é feito sem planejamento. Especialistas garantem que é possível entrar no novo ano no azul e sem dívidas. Fazer o registro de todos os gastos é um começo.   
 
A principal dica para economizar é listar e, se possível, quitar as contas que vão vencer ainda em 2019. É o que recomenda o coordenador do curso de Administração da UNAMA, campus Ananindeua, Edmilson Duarte. “Evite o cartão de crédito. Negocie as compras à vista solicitando desconto, pois o varejo está muito aquecido e é o melhor momento para negociação. O consumidor, com dinheiro no bolso, tem o poder de negociação e, da mesma forma, poder de consumo. Isso faz toda a diferença nesse momento", disse.
 
Outra estratégia para economizar é sempre se perguntar: “eu tenho condições de comprar isso agora?”. O professor aconselha que, caso faça a compra, a ideia é realizar a melhor negociação possível. “Caso contrário, é melhor não comprar para não comprometer a renda de 2020. Esse período é realmente difícil se organizar financeiramente, tendo em vista que é um movimento de alta sazonalidade, culturalmente, as pessoas compram, é o momento em que nós queremos presentear familiares e amigos. Por conta da grande quantidade de descontos nas lojas, também é um momento que as pessoas encontram para comprar roupas, móveis e eletroeletrônicos. É um momento decisivo”, afirmou.
 
Um planejamento a médio prazo é a melhor forma de driblar as tentações do consumismo. Colocar tudo na ponta do lápis é uma delas. “Existe um cálculo para se organizar melhor financeiramente. Anote, lado a lado, o valor do seu salário e os valores totais dos seus gastos. É interessante fazer sempre do mês atual até os próximos quatro ou cinco meses, porque muitas contas que estão nesse mês, possivelmente, não existirão mais no futuro. Dessa forma, é possível verificar qual a média de custo do mês. É possível controlar o valor disponível para gastar e saber quanto está comprometido, o equilíbrio precisa ser feito. Essa é uma técnica que pode ser feita a médio prazo. Assim, conseguimos entender qual mês é possível adquirir outras contas ou nenhuma”, falou.
 
Edmilson também conta uma outra técnica de curto prazo. “Some todas as entradas, inclusive benefícios como ticket alimentação, vale transporte e outros incentivos, e divida por 30. Assim se tem uma média de quanto pode gastar em um dia. É claro que existem dias próximos ao final de semana que a gente sempre gasta um pouco acima do esperado. Dessa forma, é possível limitar o gasto ao mínimo necessário para chegar no início do mês seguinte com dinheiro no bolso”, concluiu.

Comentários