Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


E o que você fez?

Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 29/12/2021 - 10:21
Todo fim de ano é tempo de olhar para trás, pensar no que passou, o que se viveu e alcançou. Pode parecer clichê esse clima de retrospectiva, mas ele também é benéfico, na medida em que estimula a reflexão e, mais ainda, motiva a buscar novas conquistas no ano vindouro. A tradicional canção de Simone, um clássico natalino, embala esse pensamento: o que você fez em 2021?
 
Este foi um dos anos mais desafiadores que o mundo inteiro já viveu, isso é bem claro para todos. Mas também foi de grandes oportunidades. Desta forma, pensar nas conquistas, nas adversidades, perdas e vitórias desse período é um exercício que mostra de onde saímos e aonde chegamos. Será que houve crescimento? Buscamos isto? Ou apenas nos deixamos levar?
 
Ora, alguém que pretende ou se propõe a ser um empreendedor e quer se desenvolver pessoal e profissionalmente precisa estar em constante ação. Como sempre defendo, empreender é transformar pensamentos em ação e sonhos em realidade. Assim sendo, ao parar para rememorar sua trajetória durante o ano, é bom que o resultado seja positivo. Caso contrário, também não há motivo para pânico ou desânimo: logo um novo ano começa, com mais oportunidades.
 
O fim do ano é também época de vislumbrar o futuro. Ao que tudo indica, finalmente podemos ter a real esperança de, em um futuro bem próximo, sair de uma das épocas mais sombrias da humanidade para retomar nossa vida “normal”. E como passaremos a viver e agir então? É preciso pensar em como podemos colaborar para um mundo melhor. É dever de cada um fazer de 2022 um ano diferente, positivo, de conquistas e realizações.
 
Fica o desejo de que tenhamos todos um fim de ano lindo e abençoado. Ao mesmo tempo, os votos de que 2022 seja um período de renovação, crescimento e conquistas, para que possam todos prosperar e fazer a diferença na sociedade. Somos todos protagonistas de nossas histórias e cabe a nós escrever, sob iluminação divina, o destino que desejamos. Se “o que você fez” foi bom, é hora de fazer algo ainda melhor; se não foi, essa é a chance de começar a caminhada de sucesso.

Comentários