Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Drenagem urbana e suas alternativas são debatidas em programação

A UNAMA promove o evento Diálogos Urbanos, na próxima quarta-feira (16), on-line e gratuitamente
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 15/06/2021 - 08:54 - Atualizado em: 15/06/2021 - 16:30

As alternativas para solucionar problemas relacionados à alagamentos, por meio da drenagem, aplicando ao contexto das cidades Amazônicas serão debatidas durante a palestra Diálogos Urbanos: Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. O evento acontece nesta próxima quarta-feira (16), às 16h. A transmissão será de forma on-line e gratuita, pelo canal do portal Leia Já, no Youtube.  

A palestra terá como convidado Ramiro Neves, professor PhD do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. O professor abordará aspectos técnicos da drenagem urbana, utilizando programas computacionais na modelagem ambiental urbana, especialmente o uso do software MOHID, que inclui hidrodinâmica, erosão, transporte de sedimentos e processos ecológicos nas modelagens. 

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU) da UNAMA - Universidade da Amazônia, Leonardo Belo, explica que  o professor convidado apresentará resultados dos estudos realizados em Portugal, com ênfase na cidade de Lisboa. “O modelo que será apresentado é altamente aplicável na modelagem da drenagem de águas pluviais e residuais urbanas. A temática de drenagem urbana é atual tendo em vista os constantes problemas de alagamentos das cidades, relacionados muitas vezes ao subdimensionamento de canais ou mesmo a questões ambientais que impactam o sistema, como por exemplo o desafio do gerenciamento de resíduos sólidos nas cidades”, afirmou. 

No contexto das cidades da Amazônica, o tema propicia um importante subsídio ao aprendizado técnico, de acordo com Leonardo.  “O modelo proposto considera, além de chuvas e marés nas análises, aspectos associados à poluição ambiental como elementos chaves para os sistemas de drenagem urbana”, concluiu o coordenador. 

O público esperado para o evento envolve estudantes de graduação de Engenharia (Civil, Ambiental e Sanitária), Arquitetura, Geografia; estudantes de pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Além disso, o evento é direcionado à professionais e gestores públicos interessados em discutir questões das interações do ambiente construído com o ambiente vivido das cidades, sob perspectivas técnicas, humanísticas e ambientais. 

Diálogos Urbanos 

O Diálogos Urbanos é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU) da UNAMA, dentro dos cursos de Mestrado e Doutorado. O evento, em sua terceira edição, tem o objetivo de oportunizar uma ambiência acadêmica, profissional e científica voltado ao ensino, ao aprendizado e aos debates sobre temas inerentes à área de Urbanização e Meio Ambiente, dentro das linhas de pesquisas do PPDMU: Dinâmica Socioambiental Urbana e Ambiente Construído e Sociedade.  

Trata-se de ciclos de palestras mensais, envolvendo convidados tanto do poder público e da gestão das cidades, quanto de eméritos pesquisadores e professores da academia, mas também de profissionais com experiência e vivência prática no enfrentamento dos desafios do desenvolvimento urbano e sustentabilidade. 

 

Comentários