Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dicas para mandar bem no trabalho em grupo

Quer descobrir como transformar os trabalhos em grupo em uma boa experiência? Então, continue a leitura!
Jéssica Ibrahin Por: 05/10/2021 - 10:31
Você deve lembrar que os trabalhos em grupo são bastante comuns durante os anos do colégio, mas saiba que essa não é uma característica exclusiva do ensino médio. Na faculdade, esse tipo de interação continua firme e forte. E por mais que essa atividade tenha o poder de gerar alguns conflitos, é super importante saber desenvolver a tarefa e conquistar um bom desempenho por ela, já que essas habilidades também serão usadas no mercado de trabalho. 
 
Quer descobrir como transformar os trabalhos em grupo em uma boa experiência? Então, continue a leitura!
 
Escolha a sua equipe
 
Ter a amizade como único critério não é a melhor forma de montar a sua equipe, tá? Claro que ter um pouco de afinidade com os componentes do seu grupo é muito bom, mas é necessário também observar as habilidades de cada um dos seus colegas e observar se eles têm comprometimento com os trabalhos passados em sala de aula. Você dificilmente vai gostar de ter uma pessoa procrastinadora ou brigona na sua equipe, concorda? Por isso, faça boas escolhas. 
 
Quem vai fazer o que? 
 
Essa é uma etapa básica e essencial para a realização do trabalho em grupo, já que a distribuição desigual das atividades costuma ser uma das principais causas das brigas nos grupos de trabalho acadêmico. Para ser justa, essa composição deve considerar as habilidades e disponibilidade de horário de cada um. Dessa forma, ninguém fica sobrecarregado e todos se comprometem com as atividades que formarão o resultado final do trabalho.
 
Diálogo sempre!
 
A comunicação é a base para que qualquer tarefa seja bem executada. Ouça as opiniões e as ideias dos seus colegas. É sempre bom definir a forma de comunicação do grupo, as reuniões vão acontecer de forma presencial ou online? Será melhor enviar os arquivos por um grupo no WhatsApp, Telegram ou email? Tudo isso deve ser discutido, tá?
 
De olho no prazo!
 
Claro que imprevistos sempre podem acontecer, por isso é importante que o grupo monte um cronograma para que cada um dos participantes entregue a sua parte antes do prazo final. Essa medida vai evitar falta de organização e atrasos desnecessários, permitindo que todos se planejem com antecedência. 
 
Hora de produzir!
 
E aí, pronto para encarar o trabalho em grupo? Você vai perceber que será muito mais fácil aproveitar a experiência de uma forma positiva e conquistar ótimas notas com as nossas dicas. Lembre-se que o trabalho em grupo é uma ótima forma de testar as suas habilidades em equipe e contornar dificuldades que podem ser encontradas em outras situações da vida, como no mercado de trabalho, por exemplo. Bons estudos!
 

Comentários