Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia Nacional da Matemática: 4 razões para amar a disciplina

Professor elenca pontos que farão você selar as pazes com o universo dos números
Por: Elaine Guimarães 06/05/2020 - 10:34

Presente em nosso cotidiano, a matemática tem um dia dedicado a ela. Nesta quarta-feira (6), é comemorado o Dia Nacional da Matemática, data  que homenageia o matemático e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. 

A disciplina, para algumas pessoas, é complexa e causa medo ao resolver uma questão.   Para muitos, achar a hipotenusa, o xis da questão e a raíz quadrada não é uma tarefa fácil. Para o professor Ricardo Rocha, essa dificuldade tem relação com a educação básica.

 “A disciplina é dita como vilão por muitos porque não compreendem desde o início, a base. Os professores de pedagogia não tem o contato frequente, na graduação, com a disciplina. Então, fica difícil passar para as crianças de uma forma clara e objetiva a matemática. Ela [a disciplina] deveria ser apresentada às crianças como uma forma de resolver problemas, não apenas para fazer conta. É importante saber que a matemática tem um fundamento e que tudo na vida tem ela, seja uma simples compra no supermercado ou a leitura de gráficos”, esclarece. 

O docente aponta que as principais dificuldades na disciplina são operações com frações e questões que envolvam jogo de sinais. Mas, nem tudo está perdido para quem quer equilíbrio na relação de ‘amor e ódio’ com o universo matemático. Assim, Ricardo Rocha elenca cinco pontos para fazer você se apaixonar pela disciplina e selar as pazes com ela. Confira:

 

  1. Desafiadora

Muito além das operações, o professor chama atenção para o perfil desafiador da disciplina. Logo, desenvolve o raciocínio lógico. 

 

  1. Tudo é matemática

Engana-se quem pensa que a matemática só será encontrada nas páginas dos livros ou dentro da sala de aula. Muitas coisas, com as quais temos contato, têm a disciplina. Como exemplo, temos a música. Assim como, ações do nosso dia-a-dia precisam dela como cozinhar, comprar, pegar ônibus.

 

  1. Enxergar além dos números

Para algumas pessoas, a disciplina implica apenas nos cálculos. No entanto, assuntos como probabilidade e estatística podem ser usados na elaboração de jogos e prever se terá êxito.

 

  1. Interdisciplinaridade

Muitos conteúdo matemáticos estão presentes em outras disciplinas, por exemplo, em geografia, quando se trabalha escala; biologia no cruzamento genético. “Até em língua portuguesa podemos encontrar a matemática, ou seja, na interpretação de dados dos textos”, explica o docente.

 

Além dos pontos destacados, Ricardo Rocha ressalta dicas para quem deseja sanar as dificuldades na disciplina. “Primeiramente, é necessário ter humildade e estudar desde o básico da matemática, que é o fundamento, a base de tudo para se ter ânimo e otimismo para aprendê-la. Se estiver se preparando para alguma prova específica, é importante resolver questões. Além disso, dominar a interpretação de texto também ajudará na resolução das questões”, complementa. 

Comentários