Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais: saiba a importância de aprender libras

Por: Ruan Reis 24/04/2022 - 16:15
Freepik

Você sabia que no Brasil os surdos só começaram a ter acesso à educação durante o Império de Dom Pedro II. Pois é! Isso porque na época foi criada a primeira escola de educação de meninos surdos, em 26 de setembro de 1857, na antiga capital do país, o Rio de Janeiro.

Alguns anos depois, mas especificamente no dia 24 de abril de 2002, temos a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a segunda língua oficial do Brasil. E para comemorar essa data incrível, que promove a inclusão social através da comunicação, listamos os motivos para você aprender Libras agora mesmo. 

Continue a leitura!

1. Língua oficial do Brasil

Como falamos no começo deste texto, a Libras se tornou a segunda língua oficial do Brasil, após ser oficializada pela Lei nº 10.436, em 2002. Ela, assim como a língua portuguesa, têm suas próprias estruturas gramaticais e regras, e aprendendo, você já pode ser considerado bilíngue.

2. Inclusão social

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, há, no Brasil, mais de nove milhões de pessoas com deficiência auditiva, que incluem a perda parcial ou total da audição.

Aprendendo a Língua de sinais, você ajudará a construir uma sociedade mais inclusiva, ampliará sua comunicação com pessoas surdas, expandirá seus conhecimentos, conhecerá outras realidades e ampliará seu olhar sobre acessibilidade.

3. Crescimento profissional

As empresas estão cada vez mais buscando profissionais que vão além dos conhecimentos técnicos e tenham algo a acrescentar ao ambiente de trabalho. E aprendendo a língua de sinais, você desenvolverá suas habilidades interpessoais e começará a prezar por uma comunicação mais inclusiva, o que, para o mercado de trabalho, é um grande ponto positivo em um profissional.

Se você já se convenceu de que aprender Libras trará bons resultados, tanto para a sociedade quanto para a sua carreira profissional, tenho uma boa notícia: inscreva-se no curso de Libras da GoKursos.

Comentários