Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Dia dos Povos Indígenas: conheça o Povo Xukuru do Ororubá

Por: 19/04/2023 - 16:35
Povo Xukuru do Ororubá (Foto: Guilherme Cavalli/Cimi)

Dia 19 de abril celebramos o Dia dos Povos Indígenas! Atualmente o Brasil reúne 266 povos em todo o seu território, falando mais de 150 línguas diferentes. De acordo com o  Censo IBGE 2010, eles são 896.917 pessoas, e destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país. 

Na região Nordeste ou Nordeste-Leste há cerca de 80 povos. Entre as etnias mais conhecidas estão os Xukurus do Ororubá, que habitam um conjunto de montanhas, conhecido como Serra do Ororubá, no estado de Pernambuco. Nos registros referentes ao período colonial atestam a invasão por parte dos portugueses e registram que a antiga Vila de Cimbres, hoje uma Aldeia Xukuru, foi palco de conflitos entre os Xukuru e os colonizadores. Muitas aldeias foram extintas e as terras logo registradas em nome de fazendeiros.   

Com incidência política, que extrapola as terras pernambucanas, os Xukurus lutam por seus direitos à terra, dignidade e vida a séculos. Na crença desse povo, a natureza sagrada e o solo contam histórias.

Quer saber mais? Continue a leitura para conhecer mais dos Xukurus do Ororubá. 

LOCALIZAÇÃO E POPULAÇÃO 

Composta por uma cadeia de montanhas com uma altitude aproximada de 1.125 metros, com uma população estimada em 10.536, de acordo com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), de 2007, a Serra do Ororubá é uma região que dispõe de uma hidrografia privilegiada com a presença de um grande açude e rios, como Ipanema e Ipojuca que cortam a Terra Indígena, que é responsável pela fertilidade de parte das terras dos Xukuru. Além da Serra, os indígenas desse território também moram em alguns bairros da cidade de Pesqueira. Durante décadas, esses indígenas habitavam principalmente os bairros denominados “Xucurus” e “Caixa d’água”, mas atualmente estão espalhados em diversas localidades da cidade e para além dela. 

ASPECTOS ECONÔMICOS 

Nos dias atuais, a agricultura, com plantações principalmente de banana, feijão, mandioca, milho e hortaliças, além da criação de gado leiteiro e cabras são os meios de sustento desses povos. Os alimentos produzidos são vendidos na feira da cidade de Pesqueira, que reserva o sábado para a venda dos produtos comercializados pelos Xukuru e a quarta-feira para produtos comercializados de forma conjunta com não-indígenas. 

Nos últimos anos, com a reapropriação do seu território tradicional, os Xukuru têm se organizado para fortalecer as atividades agropecuárias e firmar sua importância na economia local. A produção realizada por essa parcela da população de Pesqueira passou a abastecer ativamente o município com hortaliças, inclusive orgânicas, frutas e leite, a tensão vivida com a população local, no período inicial da demarcação do seu território, tem sido amenizada, pois demonstram não constituir ameaças para o desenvolvimento do município.


POLÍTICA

No contexto político e como demarcador histórico, em 2020, o cacique Marquinhos Xukuru foi eleito prefeito de Pesqueira, localizada no agreste de Pernambuco. Filho de Francisco de Assis Araújo, o cacique Chicão, importante líder Xukuru que foi assassinado em 1998 por lutar pela retomada das terras tradicionais de seu povo das mãos de fazendeiros de gado na época. Durante a eleição, o cacique foi apoiado por lideranças progressistas como o senador Paulo Paim e a líder indígena Sônia Guajajara, Marquinhos tornou-se o primeiro prefeito indígena da história da cidade.

Comentários